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Em ação do Procon, tem quem conseguiu quitar dívida de R$ 80 mil com R$ 6 mil

Na Praça Ary Coelho, especialistas em educação financeira dão orientação para quem quer limpar o nome

Gabriela Couto e Cleber Gellio | 15/08/2022 11:33
População esperando atendimento em tenda montada na Praça Ary Coelho, no Centro da Capital. (Foto: Cleber Gellio)
População esperando atendimento em tenda montada na Praça Ary Coelho, no Centro da Capital. (Foto: Cleber Gellio)

Começou hoje (12) e segue até sexta-feira (19) a primeira edição do ano da “Semana do Consumidor – Acesse Já!”. A ação promovida pelo Procon de Campo Grande é realizada na Praça Ary Coelho, sempre das 8h ao meio-dia. Na oportunidade, economistas do município, especialistas em educação financeira ajudam a população a limpar o nome.

O economista do Procon, Carlos Alberto Rena, destacou que neste primeiro dia já teve cliente que economizou R$ 74 mil para pagar uma dívida. “Ela tinha uma dívida de R$ 80 mil e durante a renegociação conseguimos reduzir para R$ 6 mil. Fizemos as contas junto com a empresa que ela devia e consegui ajudar a renegociar com os benefícios. A empresa propôs esse pagamento com desconto à vista e ela conseguiu arcar com o valor e limpou o nome.”

As senhas para atendimento com os especialistas são distribuídas até às 11h. Para a economista Sabah Mouniergi, o brasileiro tem o hábito cultural do endividamento. “Desde criança não temos essa educação financeira. Muitas vezes a facilidade a linhas de crédito induzem as pessoas a se endividarem. Por isso é importante ter essa educação financeira para organizar o orçamento. O próprio Procon disponibiliza material com planilhas e orientações para quem deseja ter acesso a essas informações”, acrescentou.

Os dois fazem parte do Núcleo de Educação Financeira do Procon de Campo Grande. Além de ajudar a resolver o pagamento da dívida, as pessoas também podem ir até o local para ter acesso a consultorias gratuitas para questões financeiras.

Atendimento está sendo realizado das 8h às 12h, em Campo Grande. (Foto: Cleber Gellio)

O subsecretário do Procon, Cleiton Thiago, acrescentou que a ação garante praticidade na hora do cliente resolver suas pendências. “A ideia do evento é trazer a facilidade de renegociação aos clientes e acima de tudo para que eles possam honrar com a dívida.”

Quem aproveitou a oportunidade foi a autônoma e vendedora de brigadeiros, Marlene Batista, 51 anos. Ela tinha uma dívida acumulada desde a pandemia, com a concessionária de água. “As coisas ficaram difíceis e eu morava com meu irmão. Ele deixou acumular a conta no meu nome. Conseguiu parcelar em 14x e vai caber no orçamento. Agora vou colocar as contas em dia e não deixar acumular mais. Acredito que esse tipo de iniciativa é muito válida. Fica mais próximo e é mais fácil do cliente ter acesso.”

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