Capital

Dobra procura por vaga em escola de tempo integral

Gabriel Neris e Helton Verão | 08/11/2012 19:03
Escola se tornou referência na Capital (Foto: Pedro Peralta)
Escola se tornou referência na Capital (Foto: Pedro Peralta)

Referência entre os colégios municipais de Campo Grande, a escola de período integral Professora Iracema Maria Vicente, localizado no bairro Rita Vieira, dobrou a procura de vagas de alunos para o ano que vem em relação a 2012.
De acordo com a diretora-adjunta Tânia Versage, por ano abrem 50 vagas para o pré I, pré II e o 1º ano. Para 2013, 50 crianças estarão numa lista de espera, entretanto com o tamanho da procura serão 100 nomes no mínimo.

A escola atende a a região do bairro Rita Vieira. É imprescindível que o aluno resida no máximo a dois mil metros da escola. O passe do estudante, passagem de transporte coletivo fornecida gratuitamente aos alunos, não é concedido.

Segundo Tânia Versage, as vagas abrem quando o aluno reprova ou é transferido de escola. No dia 14 de janeiro será divulgada a lista de espera com os nomes dos alunos.

“A procura é intensa por que o ensino é de período integral, das 7h30 às 16h, e se a criança precisar pode ficar até as 17h estudando. A qualidade já chama a atenção”, diz. A diretora-adjunta acredita que a procura tenha aumentado por causa do condomínio construído próximo ao local com cerca de 500 novas famílias.

A escola Professora Iracema Maria Vicente recebeu neste mês de novembro R$ 10 mil e o diploma de Destaque Nacional do Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação). A disputa envolveu 9.694 escolas do Brasil inteiro e a escola de Campo Grande se destacou por adotar a educação integral desde a inauguração, em fevereiro de 2009.

“Com o prêmio, os pais estão mais seguros e felizes de terem seus filhos aqui. Oferecemos aulas de violão, judô, ginástica, dança, inglês, espanhol e xadrez”, exalta Tânia Versage.

“Nós tentamos passar valores aos alunos para quando eles não estiverem na escola terem boas ações. Tudo se deve pelo método. É um projeto inovador”, completa.

A prioridade na seleção é à distância onde o candidato a vaga mora. Os alunos do Ceinf (Centro de Educação Infantil) Zacaria Vieira têm vaga garantida na escola se os pais ou responsáveis optarem pela escola de período integral.
O porteiro Aparecido Omedo, 50, foi matricular o neto de quatro anos para concorrer à vaga. “Pela distância e pela qualidade me interessei pela escola”, disse.

Crianças tiveram intoxicação alimentar no dia 27 de setembro (Foto: Simão Nogueira)

A estudante Evelyn Vargas, 18, decidiu matricular a irmã de cinco anos. Ela diz que optou também pela proximidade e pela qualidade do local. “Tem gente que trabalha o dia inteiro e busca educação de qualidade”, ressalta.

Também referência em educação entre os colégios de Campo Grande, a escola de período integral Ana Lúcia de Oliveira Batista, no bairro Paulo Coelho Machado, também está com vagas abertas. São 35 no pré I, 25 para o pré II e 40 para o 1º ano.

Intoxicação alimentar – No dia 27 de setembro de 2011, escola Professora Iracema Maria Vicente ficou conhecida por um episódio negativo. Cerca de 180 crianças tiveram intoxicação alimentar e passaram mal no pátio.

Viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas para socorrer as crianças. Exames no Lacen (Laboratório Central) comprovaram a intoxicação através de alimentos.

Nos siga no