Capital

Dia Nacional do Doador será lembrado em passeio ciclístico

Christiane Reis | 23/09/2016 14:07

Para lembrar o Dia Nacional do Doador, celebrado dia 27 de setembro, a Santa Casa de Campo Grande, em parceria com a Central Estadual de Transplantes, realiza neste domingo (25), a segunda edição do passeio ciclístico “Pedalando pela Vida” .O evento é gratuito e tem concentração na rua Eduardo Santos Pereira, em frente ao hospital, a partir das 8 horas com saída prevista para a 9 horas. Para os 300 primeiros participantes, serão sorteados brindes de camisetas, squeeze para os 400 primeiros e sorteio de pelo menos duas bicicletas ao público presente.

A ação faz parte das atividades do “Setembro Verde” deste ano, voltada para a Campanha de Doação de Órgãos. Além de atividades recreativas estão previstas também palestras que abordarão a importância de ser um doador de órgãos, conscientizando a população sobre o numero de pessoas que aguardam a doação de um órgão e baixo numero de doadores.

No dia 27, em comemoração ao Dia Nacional do Doador, a Santa Casa de Campo Grande em parceria com a Central Estadual de Transplantes lançam a VIII Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes no auditório do hospital. O evento será uma ação educativa voltada para profissionais da área da saúde e para a população em geral.

“Nosso objetivo é conscientizar e esclarecer cada vez mais a importância de ser um doador. Muitas vezes encontramos situações onde temos o órgão ideal para a pessoa da fila, mas a família do paciente não tem conhecimento sobre os procedimentos de doação ou mesmo não tem conhecimento se é doador ou não. A falta de debate sobre a doação é um impasse no cenário nacional, por isso focamos em proporcionar uma ampla discussão para que a demanda seja atendida de forma satisfatória”, afirma Claire Miozzo, coordenadora da Central Estadual de Transplantes.

Procedimentos – No primeiro semestre deste ano foram realizados 99 transplantes em todo o Estado, acréscimo de 23,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizados 80 transplantes. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde na terça-feira (20).

Segundo a Central Estadual de Transplantes, no primeiro semestre deste ano foram realizados 98 procedimentos de córneas e um de rim. O número é resultado dos 15 doadores efetivos identificados na região em 2016. Já em 2015 foram realizados 80 transplantes de córneas e nenhum de rim.

Também foram realizados três transplantes de tecido músculo esquelético, o ano passado não houve esse tipo de procedimento. Ainda segundo a Central, até o fim de agosto deste ano 32 pessoas aguardavam por transplante de córnea e 33 por transplante de rim.

Nos siga no Google Notícias