Capital

Dermatologistas vão atender população no HU para prevenir câncer de pele

Flávio Paes | 06/11/2015 22:48
Médicos destacam a importância das ações preventivas para diagnóstico precoce da doença (Foto:Arquivo)
Médicos destacam a importância das ações preventivas para diagnóstico precoce da doença (Foto:Arquivo)

 A regional de Mato Grosso do Sul da  SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) promove amanhã no ambulatório de dermatologia do Hospital uma série de ações preventivas com a participação de médicos dermatologistas que estão participando do projeto de forma voluntária. 

Entre 9 e 15 horas, eles atenderão gratuitamente a população, com foco em análise, diagnóstico e tratamento de câncer da pele. Nâo é necessário marcar horário, sendo preciso apenas  apresente  o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Ações como estas serão realizadas em todo o País como parte do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, que é neste sábado.

Segundo a presidente da SBD-MS, Rubenilda dos Santos Barbosa, agir de forma preventiva é a melhor maneira de prevenir o câncer de pele. “Ano passado atendemos nas cidades de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, um total de 1026 pessoas, mostrando assim, que cada vez mais as pessoas têm procurado esta campanha para se consultaren”, explica.

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A= lesão assimétrica
B= bordas irregulares
C= alteração de cor
D= diâmetro maior que 6 mm
E= evolução ou modificação da lesão

Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, disponível no site da SBD -http://www.sbd.org.br/calculadora-de-risco-de-cancer-da-pele/.

Nos siga no