Capital

Deputados cobram plano para conter assoreamento no Parque das Nações

Assoreamento do lago foi um dos temas repercutidos na Assembleia nesta quinta-feira (7)

Leonardo Rocha e Ronie Cruz | 07/03/2019 11:32
Lago assoreado no Parque das Nações Indígenas chamou a atenção de deputados estaduais (Foto: Liniker Ribeiro)
Lago assoreado no Parque das Nações Indígenas chamou a atenção de deputados estaduais (Foto: Liniker Ribeiro)

Deputados estaduais pediram explicações ao governo estadual em relação ao assoreamento do lago no Parque das Nações Indígenas na sessão da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (7). O assunto foi um dos temas discutidos pelos deputados Felipe Orro (PSDB) e Evander Vendramini (PP).

Na opinião de Orro, o governo precisa de um plano para salvar a lagoa assoreada. “O assoreamento interfere num dos principais cartões postais da cidade que é um ponto turístico, além de um lugar de passeio da população e das famílias. É preciso preservar a lagoa para que ela continue viva e não assoreada”, afirmou.

O deputado afirmou que vai entrar em contato com a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Agricultura Familiar e Produção) para que seja apresentado plano de ação e para que as medidas a serem tomadas a fim de combater o problema no lago sejam esclarecidas. “O governo precisa de um plano para salvar a lagoa”, ressaltou.

Já o deputado Evander Vendramini (PP) fez uma indicação ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), e ao titular da Segov (Secretaria de Governo) Eduardo Riedel, pedindo uma resposta a respeito do assoreamento e impacto ambiental no lago. Ele também cobrou esclarecimentos sobre quais serão as medidas de recuperação a serem adotadas.

“O local enaltece a beleza da cidade tanto para quem visita quanto pra quem faz e exercícios no parque. O estado não pode ficar omisso sendo urgente que se façam obras e manutenção para que não ocorra o assoreamento total como aconteceu no Rio Taquari", disse o parlamentar.

Nos siga no