Capital

Depois do temporal, mais um dia de limpeza marca espera por solução definitiva

São pelo menos 70 trabalhadores fazendo serviço no Nova Lima, Jardim Colúmbia e Jardim Noroeste

Por Silvia Frias e Idaicy Solano | 05/01/2024 09:14
Depois do temporal, mais um dia de limpeza marca espera por solução definitiva
Equipes na entrada do Jardim Noroeste, hoje de manhã (Foto: Marcos Maluf)

Um dia após o temporal, a manhã foi de limpeza em várias ruas de Campo Grande, encobertas pela lama, com a passagem de equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). A cena se repete a cada ano, segundo José Roberto Ramos, 61 anos, residente há 30 anos no Jardim Noroeste e que espera a chegada do asfalto para sanar o problema.

“Isso aí é amassar o fofo”, diz. Ramos mora próximo ao cruzamento das ruas Agulhas Negras e Conquista, que amanheceu no lamaçal. A exemplo dessas vias, a reportagem identificou a mesma situação nas ruas Anacá, Amapá, Piraputanga, Arapipe e Solimões, todas sem asfalto.

Depois do temporal, mais um dia de limpeza marca espera por solução definitiva
Após temporal, trabalhador retira lama de asfalto (Foto: Marcos Maluf)

Ramos diz que a prefeitura costuma enviar equipes para limpeza e, durante período de estiagem, joga cascalho nos locais onde o buraco foi aberto, trabalho que se repete. “Aí chove e leva tudo embora”, diz. Para evitar a entrada da água na casa, Ramos construiu contenção na rua.

Para ele, passou da hora de a rua ser asfaltada. “Não adianta tirar a terra, porque a água vem lá de cima e acaba tudo aqui”.

Em outro trecho do Jardim Noroeste, o aposentado Alberto da Silva, 75 anos, também enfrenta a mesma dificuldade, com a lama na porta de casa, entre as ruas Piraputanga e Amapá. “Eles têm que tapar buraco, fazer asfalto e não ficar vindo aqui só tirar lama”, contou. “Quando chove, vira lagoa, mas lagoa mesmo, as ruas estão só na misericórdia”, reclamou.

A assessoria da Sisep informou que está sendo executada drenagem e pavimentação da Rua Urupês e tem previsto projeto para pavimentação de outras vias no Jardim Noroeste, ainda sem prazo definido.

Na rua sem asfalto, chuva é sinônimo de problema para moradores (Foto: Marcos Maluf)

Hoje, segundo dados da Sisep, 70 trabalhadores estão nas ruas, utilizando quatro pás carregadeiras, motoniveladora, 12 caminhões caçamba e quatro caminhões para o transporte de materiais. As equipes fazem serviços de limpeza de galerias, grades, raspagens, bem como retirada de galhos e fazendo desobstruções.

No roteiro, segundo a Sisep, estão Avenida João Arinos, na saída para Três Lagoas, próximo ao viaduto; Avenida Cônsul Assaf Trad, no trecho entre o Cemitério do Cruzeiro e o Residencial Alphaville; Avenida Ernesto Geisel, no trecho compreendido entre a Rua Ovídio Serra e Avenida Euler De Azevedo; Avenida Rachid Neder, entre a Avenida Ernesto Geisel e Avenida Doutor Dolor Ferreira de Andrade; Jardim Columbia, Jardim Noroeste (Início Rua Era Atômica); Jardim Vivendas do Parque (Início Rua Roraima); Rua Lino Villacha; Rua Francisco Coutinho; Avenida Aracruz e Avenida Nosso Senhor do Bonfim.

Ontem, segundo dados da meteorologia, choveu 65,6 milímetros e a temperatura caiu de 32,9ºC para 23,5ºC.

Retirada de árvore na região do Bairro Monte Castelo (Foto/Divulgação/Sisep)
Limpeza na Rua Indianápolis, no Jardim Noroeste, esta manhã (Foto/Divulgação/Sisep)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News

#matéria atualizada às 10h28 para acréscimo de informações.

Nos siga no
Veja Mais