Capital

Depois de sequelas, vítima de acidente na Ceará caminha com ajuda de andador

Mariana Lopes | 08/11/2013 18:44
Catarina durante sessão de fonoaudiologia (Fotos: Arquivo pessoal)
Catarina durante sessão de fonoaudiologia (Fotos: Arquivo pessoal)
Catarina antes do acidente

A estudante de Direito Catarina Mantovan, 19 anos, que sofreu um acidente de carro no dia 3 de agosto e teve traumatismo craniano, apresenta melhoras e está caminhando com auxílio de andador. Ela ficou quase um mês em coma e saiu do hospital com sequelas neurológicas.

Catarina estava internada desde a data do acidente e recebeu alta para voltar à casa dela no início de setembro. A jovem era passageira do Fiat Uno, conduzido por Aderivaldo de Souza Ferreira, 25 anos, que perdeu o controle e bateu em um poste de energia no cruzamento das ruas Ceará e Amazonas, em Campo Grande.

Há pouco mais de um mês, Catarina faz tratamento domiciliar de fisioterapia e fonoaudiologia, praticamente todos os dias da semana. As sessões perseverantes renderam a volta gradativa dos movimentos da jovem, que já consegue andar com auxílio de alguém e também pronunciar algumas palavras.

No dia que a jovem andou com ajuda de um aparelho, a felicidade da família foi tão grande que registraram os primeiros passos dela após o acidente (veja no vídeo).

Catarian sofreu acidente no dia 3 de agosto e ficou quase um mês internada no hospital

Segundo a irmã dela, Celeste Mantovan, a opinião dos médicos sobre o quadro clínico de Catarina ainda é dividida. “Alguns acreditam que ela ficará com as sequelas para sempre, outros dizem que ela pode se recuperar 100%, pois a evolução varia em cada paciente”, explica a irmã.

Além da fala, a garota ficou com sequelas na parte motora, principalmente a do lado direito do corpo. De acordo com a irmã, Catarina ainda não consegue também ingerir líquido e só pode comer comidas pastosas. Contudo, nesta semana ela retirou a sonda que usava para se alimentar e já come pela boca, mesmo que seja com a ajuda da mãe.

Acidente - Outras duas pessoas também estavam no carro, Lucas Adriano Leite de Oliveira e Otávio Cotte, ambos de 19 anos. Todos saíam do Bar Bartolomeu, no bairro Chácara Cachoeira, e estavam indo lanchar em uma lanchonete da região.

Aderivaldo teve um corte na cabeça e foi encaminhado para a Santa Casa, de onde tentou fugir, mas foi detido pelos policiais que faziam a escolta. Ele foi preso em flagrante e vai responder por tentativa de homicídio tripla. Hoje o jovem está detido no Presídio de Trânsito da Capital.

Nos siga no