Capital

Depois de esperar por três dias, idoso com câncer é transferido para hospital

Ele foi internado em virtude de uma crise respiratória

Mayara Bueno | 08/02/2016 10:13

Depois de esperar por uma vaga em hospital por três dias, Francisco Manoel da Silva, 72 anos, foi transferido para o Hospital Regional Rosa Maria Pedrossian, em Campo Grande.

Ele estava internado, desde a madrugada de sexta-feira (5), na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Aero Rancho, em decorrência de uma crise respiratória. 

Ele tem câncer, já em fase de metástase, mas a doença começou pelo pulmão, segundo familiares. Na sexta-feira Francisco precisou ser levado às pressas para a unidade pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Indignada com a situação, a sobrinha de Francisco, Andrea da Silva procurou a reportagem do Campo Grande News no domingo (7) e relatou que o quadro de saúde do idoso “tinha agravado muito”. Seus familiares já haviam procurado a justiça e a secretaria municipal de Saúde. 

A própria unidade de saúde em que o idoso estava internado argumentava que não teria mais recursos para atendê-lo. Ele precisava ser entubado e internado em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). De acordo com a Andrea, o idoso estava consciente, mas não falava, nem respirava direito.

Segundo Andrea, depois das reclamações, ainda no fim da tarde de ontem, a assistente social da unidade informou que havia conseguido a vaga no hospital e os procedimentos da transfarência foram iniciados. O estado dele, no entanto, é considerado “gravíssimo”.

Nos siga no Google Notícias