Capital

Delegacia da Mulher 24h será construída no Bairro Santo Antônio

Viviane Oliveira e Graziela Rezende | 11/03/2014 12:03
Subsecretária disse que ficou sabendo do projeto em março do ano passado. (Foto: Cleber Gellio)
Subsecretária disse que ficou sabendo do projeto em março do ano passado. (Foto: Cleber Gellio)

Está previsto para começar ainda no segundo semestre deste ano as obras para a criação da Delegacia da Mulher 24h, que está dentro do projeto Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. O anúncio foi feito pela subsecretária da Mulher da Promoção da Cidadania de Mato Grosso do Sul, Tai Loschi, durante o evento de comemoração ao dia da Mulher na Acadepol (Associação dos Delegados de Polícia). O projeto é do Governo Federal e vai abranger todas as capitais do país.

De acordo com a subsecretária, o endereço da casa será no Bairro Santo Antônio, na Rua Teresina, esquinas com as ruas Brasília e Guanabara. Depois de pronta, a Casa da Mulher vai abrigar vítimas de violência doméstica por até 3 dias. “Eu fiquei sabendo do projeto em março do ano passado em Brasília”, diz Tai.

A Casa da Mulher terá de cinco a sete viaturas da Polícia Civil, que vão servir, inclusive, para fazer o transporte das vítimas ao Imol (Instituto Médico Odontológico Legal). O local vai ter ainda uma brinquedoteca para abrigar os filhos das mulheres. “Será uma ação compartilhada. Teremos operadores do Direito, como por exemplo, Tribunal de Justiça, defensoria pública”, explica.

O prédio também vai abrigar uma equipe multidisciplinar, composta por um psicólogo, assistentes sociais, delegadas e investigadores. O órgão também vai ter um setor para encaminhar mulheres para o mercado de trabalho. “Depois de pronto, pretendemos ainda ampliar o atendimento no 180 – disque denúncia da mulher. Após ser atendida no local, os passos das vítimas serão rastreados para evitar novas agressões”, finaliza.

Nos siga no