Capital

De olho no mercado mundial, prefeitura lança plataforma para empresários

Prefeitura lançou plataforma digital para incrementar setor produtivo da Capital

Richelieu de Carlo e Anahi Gurgel | 19/09/2017 16:28
Empresários acompanham lançamento de plataforma digital. (Foto: André Bittar)
Empresários acompanham lançamento de plataforma digital. (Foto: André Bittar)

A Prefeitura da Capital lançou, na tarde desta terça-feira (19), a plataforma “Exporta Campo Grande” com intuito de impulsionar a participação de pequenas e micro empresas nos processos de importação e exportação de mercadorias, além de licitações públicas.

Conforme estimativas da Prefeitura, a Capital tem cerca 100 mil empresas ativas atualmente e, deste total, apenas 95, ou 0,5%, são exportadoras. Para mudar esse cenário, foi contratada uma empresa para oferecer uma plataforma gratuita que reúne todo conhecimento necessário para ajudar os empresários.

A ferramenta está a cargo da Intradebook, empresa catarinense que desenvolve soluções para operação de negócios internacionais e, em 2017, foi escolhida pela Organização das Nações Unidas e Organização Mundial do Comércio, para ser a plataforma para projetos de internacionalização em 164 países.

A assinatura do termo de cooperação com a startup contou com participação do prefeito Marquinhos Trad (PSD), em evento voltado para empresários, empreendedores e universitários, em um hotel de Campo Grande, na tarde de hoje.

A ferramenta “Exporta Campo Grande” oferece passo a passo para processos de importação e exportação e busca facilitar o acesso do setor produtivo campo-grandense ao mercado internacional. Expectativa é de que, em 12 meses, suba para 150 o número de empresas que fazem exportação.

Marquinhos Trad durante discurso após assinar termo de cooperação. (Foto: André Bittar)

Conforme o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a Capital tem estrutura suficiente para aumentar essa demanda. Com logística e regulação para tanto.

“Essa ferramenta é bastante prática e vem mostrar que a exportação não é um bicho de sete cabeças”, justificou o titular da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento), Luiz Fernando Buainain.

“Nos últimos quatro anos, empresários não queriam investir aqui por causa da instabilidade econômica e política, mas a segurança que foi perdida está sendo resgatada com os incentivos que estamos dando”, defendeu o prefeito Marquinhos Trad.

O empresário Rosano Rocato, 47 anos, veio do Paraná em busca de novas oportunidades e está há seis anos em Mato Grosso do Sul. Ele busca ampliar seus negócios e já conseguiu incentivos para isso. “Quero conhecer essa plataforma para saber como posso ser beneficiado com essa tecnologia”, afirma.

Evento em hotel da Capital ficou lotado de empreendedores. (Foto: André Bittar)
Nos siga no