Capital

Danificada pela chuva, rua atrás de shopping está esquecida há 1 ano

Marcus Moura | 06/03/2017 14:30
A situação é tão crítica que em alguns pontos da via a tubulação de água e esgoto está exposta por causa da erosão do solo. (Foto: Marcus Moura)
A situação é tão crítica que em alguns pontos da via a tubulação de água e esgoto está exposta por causa da erosão do solo. (Foto: Marcus Moura)

Interditada há pelo menos um ano, uma via de acesso que liga a Avenida Consul Assaf Trad à BR-163, no Bairro Parque dos Novos Estados, nos arredores do Shopping Bosque dos Ipês, vem causando transtornos para os empresários que tem comércio na região. Sem fluxo de carros, as vendas diminuem e o comércio sofre.

"Perdemos todo o acesso da BR para cá, poderíamos ter um fluxo bem maior nas vendas" explica a gerente comercial da Leroy Merlin, Soraya Bezerra. Segundo ela, a prefeitura e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) já foram acionados diversas vezes para a resolução do problema, mas devido a falta de segurança, o trecho continuou interditado.

No local, trechos do asfalto foram levados pela chuva. Com o tempo, a erosão apenas aumentou e nenhum reparo foi feito, permanecendo a rua fechada.

"Já tem quase um ano, as crateras são imensas, faltou um estudo de solo na hora de construir a pista ali, espero que a nova gestão dê um jeito nisso por que o comércio aqui na região fica muito prejudicado, a pessoa pensa duas vezes antes de vir aqui por causa de toda volta que tem que ser feita", acrescenta.

Mesmo com a pista interditada por causa das erosões, durante a presença da equipe de reportagem do Campo Grande News vários motoristas transitaram pela via, a maioria deles motociclistas e trabalhadores do shopping.

A interdição da pista não afasta quem trabalha na região. Para o estoquista Giovan de Melo, 28 anos, funcionário do shopping, falta vontade política.

"Desde quando colocaram os canos para bloquear a rua, eu sabia que eles não iam resolver o problema, precisa mostrar pro prefeito as condições aqui, tem gente que até evita vir aqui por causa da volta que tem que dar".

A situação é tão crítica que os canos das tubulações de água e esgoto estão expostos por causa do avanço da erosão do solo.

Nesta segunda-feira (6), a prefeitura informou por meio de nota que a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) fará um levantamento para verificar se o trajeto faz parte da malha viária urbana ou se é uma alça de acesso ao anel rodoviário. 

Mais buracos – Nas proximidades da cratera, na Rua Jamil Basmage, no Bairro Mata do Jacinto, em pouco mais de 50 metros a nossa equipe contou 30 buracos. Os moradores da região usaram entulho para tapar alguns dos buracos, mesmo assim, quando a chuva vem a água leva todo o serviço.

"Tem uma obra ali na esquina e os pedreiros jogaram o entulho aqui pra diminuir os buracos, mas quando chove vai tudo embora", relata a dona de casa Joceli de Souza, 39 anos. Segundo ela a equipe de tapa-buracos da prefeitura visitou a região no ano passado e nunca mais voltou, a situação é tão cotidiana que os buracos já são conhecidos de quem passa por ali todos os dias.

Os moradores por conta própria resolveram tapa os buracos com entulho. (Foto: Marcus Moura)
As crateras são tão antigas que algumas tem até vegetação própria. (Foto: Marcus Moura)
(Foto: Marcus Moura)
(Foto: Marcus Moura)
Nos siga no