Capital

Da comédia ao drama, produções argentinas são tema de mostra do CineMIS

Flávia Lima | 13/09/2015 14:34
Filme "O fundo mar" é atração de Quinta-feira no Cine Mis. (Foto:Divulgação)
Filme "O fundo mar" é atração de Quinta-feira no Cine Mis. (Foto:Divulgação)

O cinema argentino será o foco do mês de setembro do CineMIS, que terá atrações a partir desta segunda-feira (14) até a próxima sexta-feira (18). As exibições são gratuitas e começam sempre às 19 horas.

Esta é a segunda mostra de cinema da cultura argentina realizada pelo Museu da Imagem e do Som e reúne cinco filmes de recente produção. A curadoria é do produtor cultural e cinéfilo Pietro Luigi, que selecionou uma lista de obras que abrange desde a comédia até o drama, além de títulos de animação, como “Mafalda, o filme”.

Através das obras diversificadas, o público poderá apreciar a multiplicidade das expressões do cinema argentino, que combina roteiros bem escritos com boas interpretações. “O cinema argentino está entre os mais premiados do mundo e tem se mostrado cada vez mais expressivo, ocupando lugar de destaque graças aos seus filmes com temas fortes", avalia o curador Pietro Luigi.

A mostra começa nesta segunda-feira com a comédia Relatos Selvagens , que narra seis histórias explorando o tema da vingança. Na terça-feira (15), será a vez do filme O Buda, que relata a história de um jovem que vive em uma grande cidade da Argentina com uma aflição: descobrir quem ele é. Decidido, o jovem parte em busca de seu mestre em um templo Zen nas montanhas, tendo ajuda apenas de seu irmão, um professor de filosofia, e de sua noiva.

Na quarta-feira (16) é a vez de Elsa e Fred , que tem como foco o drama de um idoso de 78 anos, que vive sozinho após a morte de sua esposa. Ao se mudar para o apartamento alugado por sua filha, ele acaba se aproximando de sua nova vizinha, Elsa, até que o relacionamento se transforma em um namoro.

O Fundo do Mar, atração de quinta-feira (17), narra a desconfiança de Ezequiel, que ao chegar a casa de sua namorada, encontra um sapato masculino sob a cama e passa a desconfiar de sua fidelidade.

A mostra termina com Mafalda, o filme, que será exibido na sexta-feira (18). A animação tenta não descaracterizar a construção tradicional do humor da Mafalda, apresentando uma série de gags curtinhas, mas relacionadas entre si e unificando uma única estória. Baseado nas tiras da turma da Mafalda, criação do argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, o filme traça um perfil básico de todos os personagens clássicos da trupe, deixando entrever no traço a arte original das tiras.

Todas as sessões são gratuitas e começam às 19 horas. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. A programação do museu está disponível no site www.mis.ms.gov.br

Nos siga no