Capital

Curso capacita parteiras ribeirinhas para reanimação de recém-nascidos

Encontro termina nesta quinta-feira (23)

Adriano Fernandes | 22/09/2021 23:34

 

Um das edições da jornada de capacitação em outro Estado. (Foto: Divulgação)
Um das edições da jornada de capacitação em outro Estado. (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez em Campo Grande, Jornada de Pediatria Neonatal, capacitará 85 profissionais de saúde de cidades do Mato Grosso do Sul, entre elas, 25 parteiras de comunidades ribeirinhas do interior do Estado, sobre técnicas que ajudam a salvar a vida de bebês que apresentem dificuldades respiratórias no parto. 

O objetivo do curso é aperfeiçoar as equipes da região para que elas possam salvar a vida de bebês que apresentem dificuldades respiratórias no parto. A coordenadora do projeto em Campo Grande, pediatra Carmen Figueiredo, destaca a importância de capacitar médicos, enfermeiros e parteiras que atuam na assistência ao recém-nascido no momento do parto, em áreas remotas como cidades e comunidades do interior do estado, distantes da Capital. 

“Essa iniciativa nos possibilita orientar esses profissionais para a avaliação da vitalidade do neonato ao nascimento, bem como na ressuscitação, se necessária, levando conhecimento e treinamento para que ajudem bebês a iniciar a respiração no primeiro minuto de vida, para que os auxiliem nesse delicado momento de adaptação à vida extrauterina, prevenindo e minimizando o óbito neonatal precoce por asfixia, muito comum nessas regiões”, comenta. 

Um dos exercícios promovidos durante a jornada de aprendizado. (Foto: Divulgação)

O evento, que já passou por 25 países e oito estados brasileiros, conta com o apoio de médicos e enfermeiros voluntários para troca de experiências sobre reanimação neonatal

Kits - Após o processo de capacitação, as parteiras receberão kits com apostila da Sociedade Brasileira de Pediatria e todos os equipamentos básicos necessários para realizar os procedimentos aprendidos. Seguindo o mesmo padrão dos anos anteriores, maternidades e hospitais do Mato Grosso do Sul receberão doações de instrumentário - ao todo, serão entregues mais de dois mil itens entre estetoscópios, balões auto infláveis de silicone, laringoscópios, manequins neonatais, seringas e os mais variados equipamentos necessários para realizar a reanimação neonatal.

Edições da Jornada de Pediatria Neonatal já capacitaram profissionais da saúde em diversos lugares do mundo, como Albânia, Argentina, Botsuana, Colômbia, República Democrática do Congo, Equador, Egito, El Salvador, Gana, Índia, Jordânia, Líbano, Lesoto, Libéria, Malásia, Mongólia, Mianmar, Namíbia, Nigéria, Paraguai, Peru, Serra Leoa, Tailândia, Turquia e Ucrânia. 

No Brasil, o projeto já foi realizado em Teresina (PI), Guarulhos e São José do Rio Preto (SP), Resende (RJ), Feira de Santana e Salvador (BA), Recife (PE), Rio Branco (AC), Maceió (AL), São Luís e Imperatriz (MA), entre outras cidades.

A ação é promovida pelo Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, Secretaria de Saúde do Estado e Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul. 

Serviço - A Jornada de Pediatria Neonatal acontece entre os dias 22 e 23 de setembro, nas Avenida Dr. João Rosa Píres, 859, Centro.

 


Nos siga no