Capital

Curso capacita 44 policiais municipais na mediação de conflitos escolares

Adriano Fernandes | 07/12/2018 22:06
Alunos e organizadores da capacitação durante a cerimônia de certificação desta sexta-feira. (Foto: André Bittar/Divulgação)
Alunos e organizadores da capacitação durante a cerimônia de certificação desta sexta-feira. (Foto: André Bittar/Divulgação)

Uma capacitação formou nesta sexta-feira (07) no Cijus (Centro Integrado de Justiça) 44 policiais municipais de Campo Grande para atuarem de acordo com as diretrizes da justiça restaurativa que busca prevenir a violência e a criminalidade no contexto escolar, por meio de resolução de conflitos.

Na prática, significa usar menos a força e sim o diálogo na resolução e punição de conflitos, principalmente quando relacionados a adolescentes. “Esses servidores serão multiplicadores junto às escolas municipais, junto aos conselhos municipais de segurança, para levar essa mensagem, que é a resolução de conflitos de forma harmoniosa sem a necessidade da intervenção tanto do poder público, policia ou o judiciário”, comentou o secretário municipal de Segurança de Campo Grande, Valério Azambuja.

O curso aconteceu no período de 17 a 22 de setembro deste ano, no prédio do Centro Integrado de Justiça, mas a cerimônia de certificação foi hoje. O contexto de justiça restaurativa envolve a vítima, o ofensor e a comunidade na busca de soluções que promovam reparação, reconciliação e segurança, sem violência.

“Nesse resgate de valores pudemos perceber o quanto essa “nova lente” ajuda não só na função de facilitadores em círculos mas, como facilitadores em toda e qualquer relação interpessoal; quer seja em casa, quer seja no trabalho”, disse a policial municipal, Ana Paula Barreto em seu discurso durante a entrega de certificados para a turma concluinte do curso.

A capacitação foi promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude de MS, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social e a Secretaria Municipal de Educação.

Nos siga no