Capital

Cruz peregrina chega a Campo Grande e mobiliza jovens no Hemosul

Mariana Lopes | 23/06/2012 12:01

A programação do Bote Fé começa hoje e se estende até a próxima terça-feira, com visita dos símbolos da Jornada Mundial da Juventuda em várias regiões de Campo Grande

Jovens levam a Cruz e o Ícone em carreata até o Hemosul (Foto: Rodrigo Pazinato)
Jovens levam a Cruz e o Ícone em carreata até o Hemosul (Foto: Rodrigo Pazinato)

Fieis, padres, autoridades políticas tomaram a frente da Catedral Santo Antônio na manhã deste sábado (23) para receber a Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora, que chegaram em Campo Grande na madrugada de hoje. Os símbolos católicos, entregues aos jovens pelo papa João Paulo II, em 1984, marcou o início do Bote Fé na Capital.

Após oito meses de preparação para o evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que em 2013 acontecerá no Rio de Janeiro, o responsável pelo setor Juventude da igreja católica, padre Márcio Reis, garante que o Bote Fé já valeu a pena. “Foi uma experiência fantástica, os jovens mostraram solidariedade, selaram novas amizades e, o mais importante, se uniram na igreja”, enfatiza.

Da Santo Antônio, a Cruz e o Ícone saíram em carreata pelas ruas da Capital e foram recebidos por mais jovens, ao som de violões, percussão e cantoria, em frente ao Hemosul, na rua Fernando Correa da Costa.

Para a estudante Eva Camila Leite Walker, 20 anos, os símbolos chegaram para fortalecer a juventude. “A fé está em Deus, mas a Cruz nos lembra que Jesus nos acompanha”, diz, emocionada em ver a igreja unida.

Hoje foi a segunda vez que esteve de frente com os símbolos. No ano passado, ela participou da Jornada Mundial da Juventude, na Espanha, e garante que foi um momento único na vida dela. “è uma experiência pessoal, impossível descrever”, conta.

Trabalho social - Na manhã de hoje, os católicos se mobilizaram para fazerem doações de sangue e cadastro de medula óssea no Hemosul. Apesar de já ser doador, o vendedor Luis Fernandes, 22 anos, fez questão de dar o exemplo para incentivar mais jovens. “É um simples gesto que pode ajudar a salvar vidas”, pontua.

Feliz com a mobilização dos jovens católicos, padre Márcio Reis garante que o Bote Fé já valeu a pena (Foto: Rodrigo Pazinato)
Apesar de já ser doador, Luis Fernandes fez questão de dar o exemplo hoje para incentivar mais jovens (Foto: Rodrigo Pazinato)

Também para dar exemplo, o bispo auxiliar de Campo Grande, Dom Eduardo Pinheiro, enfatizou que a Cruz representa o amor e o compromisso da juventude. “É impressionante como o evento mexe com a gente, senti que impulsionou os jovens. Há uma mística muito grande de que os símbolos movimentam as cidades por onde passam”, diz.

Responsável por acompanhar toda a peregrinada da Cruz e o do Ícone de Nossa Sonhara pelo Brasil, o assessor do setor da Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), padre Antônio Ramos Dobrado, destaca que por onde os símbolos passam há uma adesão de jovens muito grande. “Essa é a mensagem deixada por João Paulo II, para tomar a Cruz e anunciar que Cristo está vivo”, explica.

Segundo ele, a peregrinação dos símbolos já mobilizou mais de 2 milhões de fieis por onde passa, até chegar a Campo Grande. A primeira cidade brasileira a receber a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foi São Paulo.

Dom Eduardo abençoou os fieis em frente ao Hemosul (Foto: Rodrigo Pazinato)

Programação - Às 13h30 terá a Caminhada pela Paz no Trânsito com a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. O percurso inicia na catedral de Campo Grande, igreja Santo Antônio, e termina na Para do Papa, onde o arcebispo Dom Dimas Lara preside a missa, às 18h, e em seguida show com os grupos Missionário Shalom e Adoração e Vida.

Durante a tarde, na Praça do Papa, enquanto os fiéis acompanham a caminhada, terá show com artistas regionais, como Estação XV, Nandah, Alessandro Gama, Claudia Nascimento, Mazinho e Adriana e Comunidade Boa Nova, além da apresentação do grupo de dança do Rumo ao Céu. Antes da missa também terá o show da cantora de São Paulo Olívia Ferreira.

Para encerrar as festividades do primeiro dia da Cruz na Capital, os fieis fazem vigília, a partir da meia noite, na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora ficam em Campo Grande até a próxima terça-feira (26), quando visitará as diversas regiões da cidade e locais de apelo social, como Asilo São João Bosco, Lixão, Santa Casa, aldeia indígena.

Nos siga no