Capital

Contra o relógio, comerciantes retiram paineis até de madrugada

Paula Maciulevicius | 31/05/2012 14:13

A implantação do Cidade Limpa termina no dia 30 de setembro deste ano, com o fim da 4ª etapa, que terá início nesta sexta-feira

Já pensando na multa, comerciante corre contra o tempo para se adequar ao Cidade Limpa. (Foto: João Garrigó)
Já pensando na multa, comerciante corre contra o tempo para se adequar ao Cidade Limpa. (Foto: João Garrigó)

O bater de martelos, a retirada de painéis e a troca de ferramentas entre soldadores. As calçadas das ruas do centro da cidade estão como canteiro de obras.

Comerciantes que deixaram para as últimas horas do prazo para se adequar ao projeto Cidade Limpa estão mudando as fachadas noite adentro.

Para amanhecer o último dia do prazo da terceira etapa, o comerciante de uma loja de lingeries na rua 13 de Maio, Paulo Arruda, 43 anos, acompanha o trabalho dos mestres de obras.

Segundo ele, depois de uma reunião na Associação Comercial, ficou acordado que haveria alguns dias de tolerância, em que a prefeitura não iria multar as lojas que não adequaram.

“Mas como não deram nenhum documento eu resolvi tirar. Para destruir é rápido, fazer de novo que é complicado”, comenta.

Pela rua 13 de Maio o que mais se via eram funcionários em cima e paineis indo abaixo. (Foto: João Garrigó)

Isso porque as normas da Semadur determinam que os novos painéis devem ter alvará da prefeitura, não utilizar toldo maior que 15 cm em direção a calçada e ainda adequar de acordo com o espaço utilizado, o tamanho da letra e do painel.

“Precisamos seguir a cartilha, a gente faz o projeto, manda para a prefeitura, eles aprovam para depois reconstituir. Tudo precisa estar no padrão”, explica Paulo.

E em uma rápida passada pelos comércio, o Campo Grande News identificou ao menos cinco lojas retirando os painéis da fachada. Oportunidade boa para quem trabalha na área.

“Seo” Noel Machado, 42 anos, estava com uma lista de lojas ainda para trabalhar. Depois do comércio de lingeries, ele ainda ia retirar de um banco de empréstimo, também na 13 de Maio.

“Agenda está cheia. A gente tem que aproveitar, né?” fala.

Os proprietários têm até o próximo dia 31 para retirar as fachadas que não se enquadram ao projeto Cidade Limpa, que tem o objetivo de despoluição visual do comércio. Esta etapa compreende 780 estabelecimentos, no quadrilátero que compreende as ruas Mato Grosso, Calógeras, Afonso Pena e Rui Barbosa.

Os proprietários têm até hoje para retirar fachadas que não se enquadram ao projeto, que tem o objetivo de despoluição visual do comércio. (Foto: João Garrigó)

O proprietário que não cumprir os prazos e regras é notificado, recebendo prazo de 15 dias para se adequar. Caso contrário, recebe multa de R$ 5 mil, que em caso de reincidência tem acréscimo de R$ 1 mil para cada metro irregular. Até o momento 11 multas foram aplicadas.

Projeto - A implantação do Cidade Limpa termina no dia 30 de setembro deste ano, com o fim da 4ª etapa, que terá início no dia 1º de junho.

Nesta última etapa serão compreendidos os estabelecimentos que compreendem a região avenida Mato Grosso, rua Padre João Crippa, avenida Afonso Pena, rua Pedro Celestino, avenida Fernando Corrêa da Costa, rua Rosa Cruz, avenida Ernesto Geisel, Afonso Pena e Rui Barbosa.

Nas duas primeiras etapas, foram compreendidos 452 comércios entre as ruas Afonso Pena, Alan Cardec, Dom Aquino, Ernesto Geisel, Mato Grosso, Calógeras, Rui Barbosa e 14 de Julho.

Ao final, serão 2.060 mil comércios participantes do Cidade Limpa.

Nos siga no