Capital

Coordenadoria deve ampliar acesso de pessoas com deficiência ao trabalho

Kleber Clajus | 08/08/2014 13:58
Coordenadoria irá reforçar defesa de direitos da pessoa com deficiência em Campo Grande (Foto: Ernesto Franco / PMCG)
Coordenadoria irá reforçar defesa de direitos da pessoa com deficiência em Campo Grande (Foto: Ernesto Franco / PMCG)

Dentre as missões da Coped (Coordenadoria de Defesa e Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência), lançada oficialmente nesta sexta-feira (8), está a inclusão social de pessoas com deficiência no mercado de trabalho com ações de habilitação e qualificação. As atividades serão conduzidas pela assistente social Lúcia Furtado.

Para o prefeito Gilmar Olarte (PP), o público a ser atendido necessita de ideias que saiam do papel para efetiva garantia de direitos. “Essa parcela da sociedade precisa de um cuidado especial do poder público e com a Coped iremos desenvolver políticas públicas para eles”, ressaltou.

A instalação da coordenadoria foi elogiada pela consultora da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paloma Hohmann Poier. Ela classificou a medida como “avanço em relação às políticas públicas para as pessoas com deficiência, pois agora terão um órgão que luta por seus direitos e os ouve”.

O objetivo da Coped se concentra no desenvolvimento de habilidades e potencialidades para acesso a serviços públicos, além da defesa de direitos e estímulo a cidadania entre as cerca de 175 mil pessoas com deficiência que residem na Capital.

Na avaliação de Deir Ferreira de Arruda, pai de um rapaz de 29 anos com autismo, a nova coordenadoria também possibilitará maior fiscalização e efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.

Nos siga no