Capital

Congresso sobre saúde pública começa com mostra de trabalhos

Abertura oficial será na noite desta quarta-feira, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Ana Paula Chuva | 12/07/2022 14:12
Participantes do Conasems chegando no Aeroporto Internacional da Capital. (Foto: Divulgação | PMCG)
Participantes do Conasems chegando no Aeroporto Internacional da Capital. (Foto: Divulgação | PMCG)

A 36ª edição do Conasems (Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) começou na manhã desta terça-feira (12) com a 17ª mostra “Brasil, aqui tem SUS”, na Uniderp Anhanguera, em Campo Grande. A abertura oficial do evento será na noite de quarta-feira (13), com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 

O encontro é considerado o maior da saúde pública do país e reúne gestores, trabalhadores e profissionais de todos os estados. Campo Grande foi escolhida para sediar o evento em 2020, no entanto, por conta da pandemia, o congresso foi adiado para este ano.  

A mostra das atividades acontece nesta terça e quarta-feira, dias 12 e 13, na Uniderp Anhanguera, localizada na Rua Ceará, 333, Bairro Miguel Couto. Hoje vai até às 16h e amanhã termina ao meio dia.

Porém a abertura oficial será às 19h de amanhã, com a presença de Queiroga, no auditório master do evento que foi instalado no Shopping Bosque dos Ipês, que fica na Avenida Cônsul Assaf Trad, 4.796, Parque Novos Estados. Mas a programação no local começa às 14h. 

O tema deste ano foi: “Diálogos do Cotidiano no Horizonte da Gestão Municipal do SUS” e a programação conta com mesas sobre gestão municipal do SUS: Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a pandemia da Covid-19, Financiamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.

 Haverá ainda a tradicional “Feira SUS” com aproximadamente 67 estandes dos Cosems, de instituições e empresas, públicas e privadas, que irão expor e divulgar suas experiências, produtos, serviços e tecnologias ligados à saúde pública. 

 Além disso, o Conasems montou um “super-estande”, com café colaborativo, estúdio-aquário e um espaço coworking. O espaço vai cona com uma série de lançamentos e pequenas atividades ao decorrer do evento. O Auditório Master, tem capacidade para cerca de três mil pessoas, que será tematizado com elementos do Projeto ImunizaSUS. 

A expectativa é que sejam reunidas mais de 5 mil pessoas entre gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todo o país.

Nos siga no