Capital

Congresso de Direito traz especialistas para debater temas do momento na Capital

Viviane Oliveira e Paula Vitorino | 28/03/2012 14:25
O evento que acontece hoje e amanhã é voltado para todas as áreas do direito e acadêmicos. (Foto: Paula Vitorino)
O evento que acontece hoje e amanhã é voltado para todas as áreas do direito e acadêmicos. (Foto: Paula Vitorino)

Foi aberto nesta quarta-feira no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo o VI Congresso Ícones do Direito em Campo Grande. O evento, que acontece hoje e amanhã, é voltado para todas as áreas do Direito e acadêmicos e debate temas polêmicos do momento, como a punição a autores de crimes sexuais e o impacto das novas tecnologias, principalmente a internet, na Justiça.

De acordo com o advogado e presidente do curso preparatório FMB, Moises Salim, é importante um evento como este, tanto para acadêmicos e profissionais. "Saber nunca é demais".

Nesta edição, três convidados reconhecidos nacionalmente vão palestrar. Um deles é o desembargador do TJ/RS, Amilton Bueno de Carvalho, que ministrou uma palestra na manhã de hoje com o tema Crimes Sexuais: Uma Abordagem Crítico-Garantista.

O desembargador disse que este crime sempre existiu na história e que é precursor da legislação criminal. “A solução não está dentro da legislação, tem que prevenir”, disse.

Ele cita como exemplo o Maníaco do Parque, para ele um homem que deu sintomas da doença, mas que passou despercebido pelas pessoas que conviviam com ele. “Tanto que a maioria dos crimes sexuais acontece dentro da própria casa”, afirma.

As estudantes Poliani Rodrigues, 23 anos, e Eloisa Pettenan, 21 anos, estudam na UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados) de Paranaíba, segundo elas, é muito importante um evento deste tamanho com pessoas de peso ministrando as palestras. “É muito bom para o nosso currículo”, afirmam.

Amanhã, um dos assuntos palpitantes do momento estará em pauta. O advogado e professor universitário Spencer Toth Sydow vai falar sobre "A Tecnologia e seus impactos no Direito Penal".

Às 15 horas, a palestrante Flávia Piovesan – Procuradora do Estado de São Paulo; Professora Doutora em Direito Constitucional e Direitos Humanos na PUC/SP – fará palestra com o tema "Proteção dos direitos social: Desafios do Constitucionalismo Mundia".

Nos siga no