Capital

Concessionária alerta para problemas ocasionados por ligações irregulares

Michel Faustino | 24/12/2014 20:02
Vazamento de esgoto na Avenida Fernando Corrêa da Costa provocado por ligações irregulares que gerou diversos transtornos. (Foto: Divulgação)
Vazamento de esgoto na Avenida Fernando Corrêa da Costa provocado por ligações irregulares que gerou diversos transtornos. (Foto: Divulgação)

A concessionária Águas Guariroba, responsável pelos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Campo Grande, alerta para os problemas provocados por ligações irregulares na rede de esgoto.

Na segunda-feira (22), um vazamento de esgoto provocou transtornos na Avenida Fernando Corrêa da Costa, embaixo do pontilhão da Avenida Noroeste, durante a chuva. Mau cheiro e água contaminada se espalharam por toda a rua até a chegada da equipe de manutenção da empresa. O motivo foi o excesso de água de chuva na tubulação provocado por ligações irregulares na rede de esgoto.

A engenheira Francis Moreira Faustino, técnica responsável pelo setor de esgotamento sanitário da Águas Guariroba, explica que o problema ocorre devido às muitas ligações irregulares de água de chuva direto na rede de esgoto na Capital.

“Aumenta em torno de 20% o volume dentro da rede coletora e ela acaba extravasando em muitos pontos na cidade. Isso pode gerar inclusive retorno do esgoto para dentro das residências”, afirma.

O número de ocorrências de vazamentos na rede de esgoto é maior que o dobro nos períodos chuvosos – a média salta de 11 para 25 casos por dia.

Com as ligações irregulares, junto com toda a água das calhas e dos quintais, também entram na rede de esgoto terra, pedras, folhas e lixo.

“Isso acumula dentro da rede coletora de esgoto, que tem um diâmetro dimensionado para receber apenas esgoto doméstico, causando o entupimento da tubulação”, completa.

Por mês, a Águas Guariroba retira 122 toneladas de lixo das tubulações, estações elevatórias e estações de tratamento de esgoto de Campo Grande.

Serviço – A orientação é que a população entre imediatamente em contato com a Águas Guariroba, quando encontrar qualquer tipo de vazamento, pelos telefones 0800-642 0115 ou 115 para solicitar a manutenção.

Caso identifique uma ligação irregular de água de chuva na rede de esgoto em um imóvel, a concessionária faz o registro e encaminha para a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), órgão responsável pela fiscalização deste tipo de irregularidade. A situação pode resultar em notificação ou multa pelo poder público.

Nos siga no