Capital

Competições de Hipismo acontecem neste fim de semana

Ana Paula Carvalho | 22/05/2011 12:55
Cavaleiro disputa 2ª Etapa do Troféu Guaicurus. (Foto: Simão Nogueira)
Cavaleiro disputa 2ª Etapa do Troféu Guaicurus. (Foto: Simão Nogueira)

Esporte com avanços nos últimos anos em Mato Grosso do Sul, nesse fim de semana o hipismo tem a 2ª Etapa do Troféu Guaicurus – Poupex de Salto e a 2ª Etapa do Ranking da Federação Sul-Matogrossense de Hipismo – 2011. As competições que acontecem na Sede Hípica do Círculo Militar de Campo Grande começaram na sexta-feira e terminam hoje às 13h.

O evento é organizado pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e, é disputado em cinco etapas. A primeira aconteceu entre os dais 15 e 17 de abril em Ponta Porã. Na etapa de Campo Grande, foram inscritos 212 conjuntos (cavaleiro + cavalo) em sete categorias.

Para a organização da competição, o objetivo é estimular a prática do esporte em Campo Grande. “O objetivo é desenvolver e estimular o hipismo em Campo Grande. É estimular a integração entre civil e militar em torno do cavalo”, relata o comandante do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, tenente-coronel Alexandre Henrique Souza da Hora.

E é nessa integração entre civis e militares que surgem campeões. Idara Nogueira Corrêa Guimarães Barbosa Nina, 15 anos, foi campeã brasileira de Jovens Cavaleiros B (1,20 metro) em 2010.

Ela começou a montar há apenas dois anos e já se destaca no cenário estadual e nacional. A adolescente largou o balé clássico para se dedicar a montaria. “Eu comecei por causa de um convite do meu irmão de cinco anos que já montava. Eu larguei o balé, para poder me dedicar”, diz.

No fim de semana passado ela ficou em terceiro lugar no Concurso Nacional de Salto, disputado em São Paulo. Cada competição, conta para o ranking nacional. Em julho, ela participa do brasileiro em Porto Alegre.

“O segredo do hipismo é formar um conjunto entre cavalo e cavaleiro. Um não existe sem o outro”, é o que afirma o capitão do Exército Lino Afonso Bastiani, 53 anos. Ele monta há 30 anos e é um apaixonado pelo esporte.

Campeão brasileiro de Concurso Completo em 1991, campeão do Exército na mesma categoria em 2002, já representou o hipismo do exército brasileiro em países como Marrocos, Argentina e Paraguai. “Eu estive entre os primeiros nas últimas 12 edições do Troféu Guaicurus”, afirma o capitão.

Competição atraiu espectadores. (Foto: Simão Nogueira)
Para comandante do 20ºRCB, esse tipo de competição é importantante para integrar civis e militares. (Foto: Simão Nogueira)

Carolina Lucchesi Olivieri, 20 anos, monta desde os 10. Hoje, ela ficou em segundo lugar na categoria 1,20 metro. Em 2007 foi vice-campeã brasileira Pré-Junior na categoria 1,30 metro, foi classificada para o Sul-americano de hipismo, mas o Brasil acabou não participando. “Parei por dois anos por causa do vestibular e, voltei há um ano e meio”, diz.

O Troféu Guaicurus é disputado há mais de 50 anos. “Quando eu cheguei a Bela Vista em 1960, já existia a competição da 4ª Divisão de Cavalaria”, relata o General de Divisão Sérgio Pedro Coelho Lima, que também é presidente da Federação sul-mato-grossense de Hipismo.

Programação Troféu Guaicurus:

29 a 31 de julho – 3ª Etapa em Amambai

02 a 04 de setembro – 4ª Etapa em Bela Vista

18 a 20 de novembro – 5ª Etapa em Dourados

Quem tiver interesse e quiser conhecer o esporte, pode procurar a Sede Hípica ou ligar nos telefones 3331-5349 ou 3331-5237.

Nos siga no