Capital

Como sempre polêmico, Horário de Verão começa no domingo em MS

Luciana Brazil | 16/10/2013 10:49
Horário de verão começa no próximo domingo (20). A medida vai até o dia 16 de fevereiro. (Fotos: Marcos Ermínio)
Horário de verão começa no próximo domingo (20). A medida vai até o dia 16 de fevereiro. (Fotos: Marcos Ermínio)

Todo ano a discussão é a mesma. Definitivamente o horário de verão não é unanimidade. No próximo domingo (20) inicia a mudança e muita gente já começa a reclamar, mas há quem adore a medida.

À meia-noite de sábado (19) para domingo os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário de verão vai até o dia 16 de fevereiro.

Para quem não gosta as reclamações são sempre as mesmas, que vão desde dias que amanhecem mais escuros até pouco tempo para se habituar à mudança. “Quando a gente começa a se acostumar com o horário, ele acaba. Detesto. Tenho que acordar com o céu ainda escuro”, disse a advogada Nauane Lendi, 31 anos.

Já o eletricista José Maurício, 30, comemora a chegada do período que ele considera como tempo de “alegria”. “É sol até mais tarde, dá uma sensação de vida. Nossa, é muito bom. Eu gosto muito”.

Comprometendo as regiões sul, sudeste e centro-oeste, o objetivo da alteração é a economia de energia. Com os dias mais longos, por causa da luz solar, é possível diminuir o consumo de energia elétrica nos horários de pico.

Apesar dos argumentos, o webmaster Diogo Lima, 23, também não fica muito satisfeito quando começa o período. “Quando a gente acorda está escuro ainda. Não gosto por causa disso”. Porém, Diogo completa dando o lado positivo do horário. “O bom é que o dia fica mais longo. A gente sai do trabalho e ainda está sol”.

Sempre na expectativa da alteração no horário, a estudante Flávia Juli, 25, gostaria que a mudança fosse definitiva. "Se pudesse escolher eu queria que ficasse para sempre nesse horário", diz. “Quando a gente viaja no fim do ano e vai para praia é tão gostoso. O sol se põe tarde e a gente pode ficar um tempão curtindo o dia”, lembrou.

 

Eliane diz que se adapta rápido ao horário.

Eliane Gonçalves, 35 anos, dona de casa, diz que para ela a medida não faz muita diferença, já que é apenas uma hora. "Não vejo muito problema. Me adapto bem. Gosto do horário".

Estados e Motivos: Ao todo, 11 estados aderem ao horário: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Tocantins chegou a aderir à medida no ano passado, mas foi excluído novamente neste ano. O estado da Bahia, que também adotou o horário de verão em 2011, em 2013 está fora da mudança.

No verão de 2012 para 2013, a mudança gerou economia de 4,5% no período de pico, entre 18 e 21 horas, nos estados em que foi implantada.

A medida foi instituída pela primeira vez, pelo então presidente Getúlio Vargas, no verão de 1931/1932.

A explicação se baseia na posição da Terra em relação ao Sol. Nesta época do ano, por causa desta posição, os dias são mais longos, o que faz com a luminosidade natural seja melhor aproveitada. Com isso, se reduz o consumo de energia nos horários de pico, evitando o uso de energia elétrica gerada por termoelétricas, que é mais poluente e mais onerosa.

Desde 1931 a medida é adotada em vários estados brasileiros.
Nos siga no