Capital

Começa restauração de tuiuiú destruído por temporal em dezembro

Nadyenka Castro | 06/05/2011 16:55

Burocracia impediu o início imediato

Temporal destruiu a escultura, que começou a ser reconstruída nesta sexta-feira. (Foto: João Garrigó)
Temporal destruiu a escultura, que começou a ser reconstruída nesta sexta-feira. (Foto: João Garrigó)

A escultura do tuiuiú destruído pelo temporal do dia 8 de dezembro do ano passado, em Campo Grande, começou a ser restaurado nesta sexta-feira.

De acordo com o artista plástico Cleir Ávila, o trabalho só teve início hoje, quase cinco meses após a rajada de evento que derrubou a obra, devido aos trâmites burocráticos na Infraero.

Como a escultura fica em frente ao Aeroporto Internacional de Campo Grande, terreno da Infraero, a responsabilidade pela escultura é do órgão federal que irá arcar com todas as despesas.

Segundo Cleir, nesta sexta-feira foi feita uma limpeza no local e a previsão é que em três meses o tuiuiú já estava restaurado. “Eu quero no máximo em três meses que esteja prontinho do jeito que era”, afirma.

Ele explica que o trabalho de restauração vai reconstruir a escultura utilizando a modelagem de ferro existente e o concreto que foi utilizado será substituído. “A questão é modelar”, diz.

O tuiuiú será refeito com as mesmas dimensões e esculpido no mesmo estilo, mantendo a característica da obra.

Construída em 2000, a obra com três tuiuiús representa a ave símbolo do Pantanal e é uma das primeiras imagens vistas por quem chega a Campo Grande de avião.

Nos siga no