Capital

Comando da Santa Casa ficará com consultor em gestão hospitalar

Aline dos Santos | 13/05/2013 12:57

O comando da Santa Casa, maior hospital de Mato Grosso do Sul, vai ficar nas mãos de um único superintendente a partir de sexta-feira, quando o hospital será devolvido pelo poder público à ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande).

O posto será assumido por Geraldo Justo. “Ele é consultor na área de gestão hospitalar e atuou junto à federação dos hospitais filantrópicos”, afirma o presidente da ABCG, Wilson Teslenco. Nesta nova administração, a ordem é cortar os gastos. “Quatro postos de diretores vão desaparecer”.

A Santa Casa está sob intervenção do poder público desde 13 de janeiro de 2005. Inicialmente, o processo foi administrativo, por meio de decretos da Prefeitura de Campo Grande. Em 2007, a intervenção passou a ser judicial. O pedido ao Poder Judiciário partiu do MPE (Ministério Público Estadual), MPF (Ministério Público Federal) e MPT (Ministério Público do Trabalho).

Nesses oitos anos, quatro pessoas responderam pela presidência da Junta Administrativa: Rubens Trombini, Pedro Chave dos Santos Filho, Jorge de Oliveira Martins e o atual diretor Issam Moussa.

De acordo com o balanço de 2012, realizado pela Altercont Auditoria e Consultoria, o déficit acumulado da Santa Casa cresceu 28%, chegando a R$ 71,9 milhões. No exercício de 2011, o valor era de R$ 56,1 milhões. O déficit corresponde à diferença entre o total arrecadado e as despesas.

 

Nos siga no Google Notícias