Capital

Com viés ecológico, PRF lança novo espaço para treinamento de tiros

Espaço teve investimento de R$ 1,5 milhão da União e poderá ser usado por até dez homens por vez

Leonardo Rocha e Ronie Cruz | 29/07/2019 11:47
Espaço de tiros ecológico da PRF (Foto: Ronie Cruz)
Espaço de tiros ecológico da PRF (Foto: Ronie Cruz)

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) lançou nesta manhã (29), em Campo Grande, o primeiro stand de tiros ecológico do Brasil. O novo espaço teve o investimento de R$ 1,5 milhão da União, com o objetivo de contribuir com a capacitação dos policiais, e ainda ter preocupação ambiental.

O diretor administrativo da PRF, Ciro Ferreira, explicou que este stand se trata de um espaço controlado, que não vai permitir a contaminação do solo e lençol freático com o chumbo. Os projéteis são alojados em uma estrutura de parede de borracha, que é trocada a cada 70 mil tiros, sem afetar o meio ambiente.

Ele revelou que este modelo é o primeiro no Brasil e que vai ter nove outras unidades em breve, em outras cidades. Também adiantou que a PRF vai ceder o espaço para outras forças de segurança do Estado também utilizarem.

O espaço poderá ser usado por até dez homens por vez. Ainda permite o treinamento com armas de longo calibre, entre elas carabinas, submetralhadoras e fuzis. “Houve atualização nas nossas armas, antes estávamos com a ponto 40, agora vamos usar a 9 milímetro, que é mais segura e moderna”, disse o superintendente da PRF, Luiz Alexandre Gomes da Silva.

Escolha – Ciro Ferreira destacou que a unidade de Campo Grande foi escolhida para receber este novo modelo porque é uma cidade próxima da região de fronteira, por isso exige uma grande demanda de capacitação, além de sempre servir como uma “escola” da PRF.

O espaço poderá ser usado tanto pelos policiais na ativa, como aos aposentados. O stand leva o nome do policial morto, Luiz Cláudio Marquesan da Cunha. O evento teve ainda a participação do chefe da Polícia Federal, Cleo Mazzoti e do presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Mansour Elias Karmouche.

Superintendente da PRF, Luiz Alexandre Gomes, mostra as armas que serão utilizadas ao presidente da OAB-MS, Mansour Elias Karmouche (Foto: Gerson Walber/OAB-MS)
Nos siga no