Capital

Com tudo pronto, Parque dos Poderes tem interdição hoje para entrega oficial

Após 39 anos, reinauguração terá diversas atrações a partir das 9h no sábado (30)

Caroline Maldonado | 29/07/2022 11:00
Varredores preparam parque para entrega de obra no sábado. (Foto: Marcos Maluf)
Varredores preparam parque para entrega de obra no sábado. (Foto: Marcos Maluf)

Na manhã desta sexta-feira (29), algumas pessoas caminham, pedalam e correm no Parque dos Poderes, aproveitando o espaço reformado, que já está finalizado para ser oficialmente entregue no sábado (30). Enquanto isso, trabalhadores lavam a ciclovia e varrem o local. 

Está tudo pronto, salvo pequenos ajustes como instalação de energia em um dos três totens luminosos que liberam vapor para refrescar os corredores. 

O trânsito terá interdições a partir das 17h de hoje até às 12h de sábado. Amanhã (30), haverá uma caminhada, saindo do posto de combustíveis até a Governadoria. O evento de inauguração será a partir das 9h com diversas atrações e tendas para atividades esportivas, conforme adiantado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), anteontem. 

Funcionário lava ciclovia no Parque dos Poderes. (Foto: Marcos Maluf)

Interdições - Hoje, o trecho da Avenida do Poeta entre a Governadoria e a SED (Secretaria de Estado de Educação) estará totalmente interditado, nas duas pistas, para a montagem da estrutura do evento. Nas primeiras horas do sábado, o bloqueio nas duas pistas se estendem até a rotatória da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). 

Mapa mostra trechos bloqueado e liberado para o trânsito (Arte: Thiago Mendes)

Quem transita sentido Avenida Afonso Pena/Avenida Mato Grosso terá que desviar o percurso para a Avenida Marcelo de Castro Fontes Júnior, acessar a Avenida Desembargador José Nunes da Cunha até a rotatória da Agesul. 

No fim de semana, haverá também as interdições tradicionais do projeto Amigos do Parque, que deixa a pista que margeia a reserva do Parque Estadual do Prosa exclusiva para passeio e prática de exercícios, enquanto os veículos dividem a outra pista. 

Um dos 35 pontos de ônibus com cobertura termoacústica. (Foto: Marcos Maluf)

Detalhes da obra - É a primeira reforma do parque, desde que foi inaugurado há 39 anos. A partir de sábado, não haverá mais intervenção de obras no parque, mas a empresa responsável, a Engepar, ficará à disposição até dezembro para fazer qualquer ajuste que for necessário, já que o contrato se estende até o fim do ano. 

Foram investidos R$ 20 milhões na obra que durou pouco mais de um ano. Agora, o parque tem três academias ao ar livre com os totens “Refresque-se” e 41 pontos de ônibus. Desses, 35 têm cobertura termoacústica, que isola temperatura e som. 

Uma das 14 placas “Quapivaras” que alertam sobre animais na pista. (Foto: Marcos Maluf)

O parque ganhou 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central das avenidas do Poeta e Desembargador José Nunes da Cunha, 4 quilômetros de pista de corrida às margens da reserva do Parque Estadual do Prosa, melhoria das pistas e do estacionamento, além de 70 bancos de descanso, lixeiras e um projeto de paisagismo. 

Além da sinalização de placas e pinturas no pavimento, há 14 placas “Quapivaras” para alertar os condutores sobre os animais, que atravessam a pista, em especial capivaras e quatis. 

Um dos três totens “Refresque-se” que estará pronto para uso amanhã. (Foto: Marcos Maluf)

Além disso, o parque recebeu 756 metros de drenagem de águas pluviais, 115 mil m² de restauração do pavimento, 22 mil m² de passeio com acessibilidade, oito espaços de convívio, 32 bancos com encosto e 38 bancos sem encosto. 

Mais obras - O Governo do Estado está iniciando obra em área pública ao lado do parque que terá playground, banheiro e bebedouro para pets. O terreno fica no Bairro Cidade Jardim e o investimento na obra será de R$ 2 milhões. 

Nos siga no