Capital

Com três candidatos, PT realiza eleições para diretório municipal

Encabeçam as chapas o atual president

Tainá Jara e Fernanda Palheta | 08/09/2019 11:05
O advogado e ex-BBB, Ilmar Renato, o Mamão, o atual presidente do partido, Agamenon Prado, e a professora Mariuza Guimarães (Foto: Marina Pacheco)
O advogado e ex-BBB, Ilmar Renato, o Mamão, o atual presidente do partido, Agamenon Prado, e a professora Mariuza Guimarães (Foto: Marina Pacheco)

Com o desafio fortalecer o partido para as eleições de 2020 no maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, três candidatados disputam o diretório do PT (Partido dos Trabalhadores) municipal, neste domingo. A votação é realizada na Câmera de Vereadores, em Campo Grande, começou às 9h e segue até às 17h.

Encabeçam as chapas concorrentes, o atual presidente e ex-secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, Agamenon Rodrigues do Prado; a professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Mariuza Guimarães; e o advogado ex-BBB, Ilmar Renato Granja Fonseca, conhecido como Mamão.

Agamenon aposta no fortalecimento do partido para as eleições municipais de 2020. Nomes como do ex-governador Zeca do PT, do ex-deputado federal, João Batista dos Santos e dos deputados estaduais, José Almi e Pedro Kemp, são cogitados para representar o partido da disputa pela prefeitura da Capital. Para os cargos do legislativo, já há 43 pré-candidatos. “Pretendemos fazer quatro cadeiras em 2020”, afirma.

Atualmente, o PT tem apenas um representante no parlamento municipal, o vereador Ayrton Araújo. O partido nunca elegeu um prefeito na Capital.

Professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Mariuza Guimarães, também disputa o diretório municipal defendendo a adoção de novas estratégias. “O partido precisa retomar suas origens. A nossa função é organizar a classe trabalhadores e fortalecer a sigla”.

Ela lembrou que também está cotada para disputar a prefeitura da Capital no ano que vem a assistente social, Eloisa Castro Berro. No entanto, a professora acredita que o deputado estadual, Pedro Kemp, pode agregar mais alas da esquerda.

Conhecido por participar do reality show Big Brother Brasil, Ilmar Renato, o Mamão, afirma que foi convocado por um grupo de militantes para participar da disputa e aceitou o desafio. “O PT tem de se reencontrar com suas origens e voltar a fazer movimento popular. Deixamos de disputar as ruas e, como na política não há espaço vazio, elas foram ocupadas por outras pessoas”.

Filiados decidem diretório em eleições neste domingo (Foto: Marina Pacheco)

Filiados - Os filiados demonstraram otimismo com a votação. O empresário Flávio Moura, 28 anos, está no partido desde 2006. “Sonho que o partido volte a crescer”.

A estudante Jéssica Ribeiro Gutierrez, 26 anos, filiou-se ao partido neste ano e participa da primeira disputa para o diretório municipal. Para ela, o vínculo partidário mesmo em um momento de crise da legenda, é uma forma de demonstrar consonância com bons valores do PT. “É importante participar da política”, ressaltou.

O principal líder do partido no País, o ex-presidente Lula, está preso desde o ano passado por corrupção e levagem de dinheiro. O episódio desencadeou a maior crise do PT desde que foi criado, no final dos anos 80.

Nos siga no