Capital

Com testes rápidos, barreiras sanitárias são ativadas nas 5 saídas da Capital

Depois de passar pelo teste rápido e o resultado for positivo, a pessoa será levada para atendimento médico

Viviane Oliveira e Kerolyn Araújo | 26/05/2020 07:12
Motorista passa tem a temperatura medida por um dos agentes de saúde (Foto: Henrique Kawaminami) 
Motorista passa tem a temperatura medida por um dos agentes de saúde (Foto: Henrique Kawaminami) 

Foram ativadas nesta terça-feira (26) as barreiras sanitárias nas cinco saídas de Campo Grande para fazer diagnóstico de quem está chegando na cidade para evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19). A operação será realizada hoje e amanhã das 6h às 18h.

A medida tem como objetivo identificar quem esteja com febre, um dos sintomas da covid-19. Quem tiver com a temperatura elevada passará pelo teste rápido. O resultado fica pronto de 15 a 20 minutos. Caso for positivo, a pessoa será levada para atendimento médico e deverá ficar de quarentena. 

Os veículos que chegam à cidade passam por higienização (Foto: Henrique Kawaminami)

Em uma das barreiras instaladas na saída para Cuiabá, próximo ao Shopping Bosque dos Ipês, técnicos, enfermeiros com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Detran (Departamento Estadual de Trânsito) fazem a abordagem dos motoristas que estão vindo de fora. Os veículos também passam por higienização. 

A equipe terá pelo menos 100 testes rápidos para cada período, manhã e tarde. Os testes rápidos confirmam ou não a presença do novo coronavírus (covid-19) por meio da identificação dos anticorpos e para isso é preciso um furo no dedo para coleta de sangue. Casos confirmados ou suspeitos serão encaminhados para centro de triagem.

Diagnóstico - A prefeitura quer realizar um levantamento do fluxo nos dois dias, analisar os dados colhidos e avaliar se será necessário estender as barreiras por tempo indeterminado. A decisão de instalar as tendas com equipes nas saídas da cidade ocorrem em meio à escalada da curva de contágio da covid-19 em Mato Grosso do Sul, com aumento nas últimas duas semanas.

A operação será realizada hoje e amanhã das 6h às 18h (Foto: Henrique Kawaminami) 


Nos siga no