Meio Ambiente

Com temperatura de até 41 graus, outubro já teve 87 mm de chuva

Segundo o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, os termômetros alcançaram nesta terça-feira (17) 37,8ºC com sensação térmica de 41ºC

Viviane Oliveira e Bruna Kaspary | 18/10/2017 09:33
Registro mostra queda de raio na região do Bairro São Francisco na noite de ontem. No total, caíram na cidade 76 raios (Foto: André Bittar)
Registro mostra queda de raio na região do Bairro São Francisco na noite de ontem. No total, caíram na cidade 76 raios (Foto: André Bittar)

Ainda nem começou o verão e Campo Grande já registrou o dia mais quente do ano. Também já choveu do dia 1º até agora 87.2 milímetros, ou seja, 74% dos 125 mm esperado para todo mês de outubro. Segundo o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, os termômetros alcançaram nesta terça-feira (17) 37,8ºC com sensação térmica de 41ºC. Pouco antes do temporal com raios e ventos de 55 km/h, a temperatura estava em 31ºC. O normal é de 26ºC.

A chuva, que começou às 23h, atingiu apenas algumas áreas da cidade. Choveu 01,2 mm na região do aeroporto, 01,4 mm no entorno do Carandá Bosque e Parque dos Poderes e 01,1mm no Centro. O maior volume com 19 mm foi registrado na região do Bairro Universitário. Também, durante à chuva, foram contabilizados 74 quedas de raios na cidade. O calor e a umidade aumentam a incidência. 

No Jardim Itamaracá, na Rua Traíra, uma figueira de grande porte caiu atingindo os fios de alta tensão e o muro de uma residência. Uma família que chegava em casa ficou presa no carro por causa dos fios energizados que despencaram sobre o veículo. O eletricista Marcos Martins de Oliveira, a esposa e a filha chegavam em casa casa, quando foram surpreendidos. “Meu irmão com a família ficou preso dentro do automóvel por pelo menos 2h. Foi um desespero, diz a assistente social Maria Celina de Oliveira Carvalho, 50 anos, moradora da mesma rua. 

A ventania ainda levou os tapumes que protegem a obra do Aquário do Pantanal, nos altos da Avenida Afonso Pena (Foto: Marina Pacheco)

Proprietária da casa, onde a árvore caiu sobre o muro e a cerca elétrica, a farmacêutica Emily Pesso, conta que depois de vários chamados, a prefeitura chegou a fazer a poda de alguns galhos meses atrás. “Ficamos sem energia. Foi um susto. A gente não conseguia dormir”, conta. Ela estava no imóvel junto com o marido e o filho de 4 anos. Hoje de manhã, a Energisa - concessionária responsável pelo fornecimento de energia em Mato Grosso do Sul - fazia os reparos na rede.

Conforme o Corpo de Bombeiros, também foram registradas quedas de árvores na Rua Barão de Limeira, no Bairro Universitário, no Rita Vieira, no Jardim Nhanhá e na Rua 25 de Dezembro. A ventania ainda levou os tapumes que protegem a obra do Aquário do Pantanal, nos altos da Avenida Afonso Pena.

Ainda conforme os militares, por causa da força do vento, árvores e postes de energia elétrica ficaram pendurados na estrada vicinal que dá acesso ao Balneário Atlântico, na região do autódromo, na BR-262, saída para Três Lagoas.

Depois da chuva com ventania, o dia amanheceu com céu aberto e previsão é de sol forte e calor com temperatura na casa dos 34ºC, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Há possibilidade de pancada de chuva e trovoadas isoladas no período da tarde e noite.

Parte de figueira que caiu na Rua Traíra, no Jardim Itamaracá (Marina Pacheco)
Nos siga no