Capital

Com problemas crônicos, moradores se mobilizam na Chácara dos Poderes

Região nobre convive com problemas no asfalto e estruturais a cada chuva em Campo Grande

Mayara Bueno | 16/12/2017 12:00
Morador entrega panfleto durante ação deste sábado. (Foto: Flávio Teixeira).
Morador entrega panfleto durante ação deste sábado. (Foto: Flávio Teixeira).

Moradores da Chácara dos Poderes fizeram um ato com distribuição de panfletos para pedirem apoio à manutenção e drenagem nas ruas do bairro, além de cobrar da prefeitura de Campo Grande ações de reparo. Eles afirmam que a enxurrada que se forma no Jardim Noroeste - região próxima - concentra-se na rua Urupês e provoca alagamentos.

Área nobre, a região contempla o Parque dos Poderes e outros locais arborizados e chácaras que produzem alimentos.

Conforme o material explicativo, distribuído na manhã deste sábado (16) no semáforo da BR-163 com a Uniderp, água e areia desembocam no Córrego Pedregulho provocando assoreamento e destruição, além de interromper completamente o tráfego de veículos.

O aposentado Flávio Teixeira afirma que o primeiro passo foi conscientizar a sociedade sobre o problema na região, que pode afetar não só quem vive ali. No conteúdo, informações de que na área é produzida a maior parte das hortaliças consumida pela população da Capital, além de produção de mel, ovos, galinhas caipiras, queijos, entre outros.

Ele quer ainda uma audiência com o prefeito Marquinhos Trad (PSD) para tentar viabilizar serviços como o de drenagem e resolver o problema de lá. "Enquanto não tivermos esta solução, sempre vamos ter o problema", afirma. Região valorizada, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) por lá gira em torno de R$ 1 mil a R$ 3 mil.

Intensificado no período de chuva, o problema soma-se ao asfalto cheio de crateras, falta de entrega de correspondências, além de serviços de telefonia e energia precários.

Ainda de acordo com o morador, sempre que chove, mesmo em pouca quantidade ou rápida, a água acumula nas ruas fazendo com que pelo menos 3 mil moradores fiquem ilhados em suas casas.

Os panfletos foram distribuídos neste sábado e trazem informações quanto a situação relatada pelos moradores. Afirmam que a questão é urgente e pede ajuda para "salvar a Chácara dos Poderes e o Córrego Pedregulho".

Panfleto da campanha com exposição da situação. (Foto: Divulgação).
Nos siga no