Capital

Com peças de Lego, crianças montam carros em oficina de robótica

Mariana Rodrigues | 27/02/2016 19:28
Crianças na oficina de robótica aprendem a construir carros com peças de lego. (Foto: Fernando Antunes)
Crianças na oficina de robótica aprendem a construir carros com peças de lego. (Foto: Fernando Antunes)

O shopping Bosque dos Ipês, localizado na região Norte de Campo Grande, está com oficinas gratuitas de robótica para crianças. A proposta é que as crianças trabalhem em equipe e usem a criatividade para resolver desafios utilizando a metodologia aprender fazendo com kits da linha Lego Education.

A proposta é que as crianças trabalhem em equipe e colaborem entre si para resolver desafios. Segundo o pedagogo Daniel Tiepo, coordenador da oficina, a ideia não é competir e nem ser melhor que o outro e sim, trabalhar juntos. "Eles precisam colaborar um com o outro para resolverem desafios que são lançados a eles".

As crianças recebem várias peças de lego, usada como ferramenta tecnológica, e precisam montar uma estrutura a partir de um modelo que elas recebem. A partir daí eles constroem os automóveis. "Eles recebem uma referência impressa e a partir daí eles têm que usar a criatividade para construir a estrutura com peças de lego, isso é uma iniciação a robótica", conta Daniel. Ele acrescenta que as crianças a partir dos 12 anos já usam a robótica em si, pois possuem maior facilidade no uso do computador e programação.

"A robótica é a união de três elementos, a mecânica, automação e programação. As crianças de até sete anos recebem moldes para montar carros movidos manualmente, em outra parte da oficina, são montados carros com motor, então eu tenho a mecânica e automação e na robótica há ainda a programação, que é quando se faz o uso do computador para dizer ao robô o que eu quero que ele faça", explica Daniel.

Daniel Tiepo, pedagogo e coordenador da oficina de robótica. (Foto: Fernando Antunes)

Uma equipe de robótica da Escola Paulo Freire ajuda no monitoramento das atividades das crianças. "Eles acham que estão brincando, mas na verdade estão sendo orientados a trabalhar em equipe a resolver conflitos, a planejar o que vai ser feito, o desafio tem que ser cumprido dentro do espaço de tempo determinado".

O dentista Fabio Gaspareto, 39 anos, levou os dois filhos de 4 e 8 anos para oficina e aprovou a forma de ensino aplicada. "É importante para eles, para a coordenação motora e estimula a criança", diz.

Exposição - O evento faz parte do primeiro Salão do Mini Automóvel, que reúne milhares de miniaturas de veículos, incluindo ambientes com os Clássicos do Cinema, os Esportivos, os Clássicos Nacionais e muito mais. Ao todo serão 10 temas diferentes, divididos em vários ambientes.

Na oficina as crianças recebem várias peças de lego e precisam montar um carro a partir de um molde. (Foto: Fernando Antunes)

De acordo com o jornalista Paulo Cruz, idealizador do evento, ideia surgiu a partir de um grupo de colecionadores chamado Clube de Colecionadores de Miniaturas de MS, formado no ano passado e que atualmente conta com 86 membros no Whats App. No local é possível encontrar miniaturas nacionais e importadas de grande valor sentimental e aquisitivo. "Quem vier até a exposição vai encontrar clássicos nacionais que marcaram época no Brasil".

A exposição tem ainda uma miniatura do primeiro carro fabricado no mundo, movido a combustão o Benz Patent. A peça, importada da Alemanha, traz, inclusive, a carta atestando sua originalidade e custou cerca de mil euros.

Serviço: O evento termina no dia 13 de março. Nos dias 5 e 6/03, haverá a ação de Carros de rádio controle – a partir das 10hno estacionamento do Shopping.

No dia 13 será promovido o Grande Feirão de Miniaturas – a partir das 15h. Tanto a exposição quanto a oficina de robótica são eventos gratuitos.

 

Miniatura do primeiro veículo fabricado no mundo. (Foto Fernando Antunes)
Nos siga no