Capital

Com operação da PM, crimes diminuíram no mês de dezembro em Campo Grande

Francisco Júnior | 04/01/2012 13:10

Polícia desencandou operação durante o mês de dezembro em vários pontos da cidade

Policiamento ostensivo no Centro garantiu tranquilidade à população e segurança no comércio da Capital. (foto: Sejusp)
Policiamento ostensivo no Centro garantiu tranquilidade à população e segurança no comércio da Capital. (foto: Sejusp)

Dados apresentados pelo comando da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul na manhã de hoje (4) referentes à operação final de ano desencadeada em Campo Grande apontam redução de crimes, principalmente, na região central do município.

A operação envolveu 300 policiais e foi realizada em vários pontos do comércio da cidade no período de 2 de dezembro de 2011 a 2 de janeiro de 2012. Apenas as ocorrências de furto a residência aumentaram com relação ao mesmo período do ano passado, sendo 2010 registrados 380 furtos e em 2011 400, um aumento de 5,3%. Na região central, este tipo de crime aumentou em 6,9%.

Só homicídios, de acordo com a PM, a queda foi de 41%. Durante a vigência da última operação, 10 pessoas foram mortas na Capital. Em 2010, o número foi de 17 assassinatos.

Os roubos diminuíram 13,4% em comparação com a operação de 2010. Naquele ano, foram registrados 373 casos, enquanto que no ano passado foram 323.

Roubos a comércio tiveram uma queda de 29%, sendo registrados 31 em 2010 e 22 em 2011. Em via pública, os roubos caíram 6,8%. No centro, este tipo de crime teve uma redução de 8,9%.

A polícia também registrou diminuição nos furtos aos estabelecimentos comerciais, um índice de 22%, com relação a 2010. Na região central, essa redução chegou a 38%.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, essa redução se deve ao empenho dos policiais e da parceira com os comerciantes. “Esses resultados mostram que essa união está dando resultado ao longo do tempo”, comemorou o coronel.

De acordo com o representante da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), João Carlos Polidoro, os comerciantes, após o início deste tipo de operação, perceberam a redução da criminalidade no centro de Campo Grande.

Para ele, o próximo passo para melhorar a segurança no centro seria a instalação das câmeras de monitoramento. “ Vamos cobrar o prefeito para isso seja feito logo”, afirmou.

Nos siga no