Capital

Com novo reitor, UCDB vai focar na melhoria dos programas de pós

Flávia Lima | 04/09/2015 14:09
Sob o comando do padre José Marinoni, UCDB ganhou designação de universidade e expandiu os cursos de graduação
Sob o comando do padre José Marinoni, UCDB ganhou designação de universidade e expandiu os cursos de graduação
Ao longo de mais de vinte anos número de alunos saltou de 3 para dez mil. (Foto:Marcos Ermínio)

A melhor qualificação dos programas de Mestrado e Doutorado da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) é um dos desafios do novo reitor, padre Ricardo Carlos, que a partir do próximo mês, assumirá o posto ocupado por 22 anos pelo padre José Marinoni.

De acordo com o novo reitor, que teve o nome anunciado em coletiva nesta sexta-feira (5) pelo presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, Gildásio Mendes dos Santos, o objetivo é dar prosseguimento nos projetos já em andamento, estabelecidos durante a gestão de Marinoni. No entanto, ele considera importante investir na melhora das notas de excelência dos programas de Mestrado e Doutorado, que hoje tem notas 5 e 6. A meta é atingir avaliação de padrão internacional com notas entre 6 e 7.

A avaliação é feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e leva em consideração a formação dos professores, produção intelectual e infraestrutura.

No entanto, o padre Ricardo Carlos ressalta que o fundamental é dar continuidade ao relacionamento de proximidade com os estudantes, prática sempre adotada por José Marinoni e que, segundo ele, tem papel importante na formação do indivíduo. "Não podemos deixar a humanização de lado. Ela é a base para a boa formação", disse.

Acostumado ao ambiente jovem, o novo reitor, formado em Filosofia, está na instituição desde o início do mês e foi diretor do Colégio Salesiano Dom Bosco por quatro anos, onde sempre buscou ouvir e participar das atividades junto aos alunos. "Sei que essa nova função vai exigir outras responsabilidades burocráticas, mas não vou perder essa característica de convívio com os alunos", garante.

Paulista de São Bernardo do Campo, em seu currículo ainda consta uma especialização em Estudos Bíblicos em Jerusalém.

O padre José Marinoni endossa a filosofia de trabalho de Ricardo Carlos e diz que a expansão tecnológica e o investimento em cursos e infraestrutura são importantes apenas quando caminham ao lado das ações sociais e da evolução social.

"Estou satisfeito porque sempre busquei esse legado. É importante observar os avanços, mas sem deixar a base humana. O aluno precisa sentir essa segurança e o apoio por parte dos professores", destaca.

À frente da instituição por mais de 20 anos, José Marinoni chegou a UCDB antes mesmo de ser uma universidade. Na época, eram apenas 3 mil alunos e 12 cursos de graduação. Ao longo de sua gestão, a faculdade se transformou em universidade e hoje conta com 35 cursos e dez mil alunos. Só no curso de Pós-Graduação Latu Sensu, são 5,5 mil alunos, além dos 1,1 mil matriculados em cursos de graduação à distância. 

Esse tipo de formação, inclusive, é amplamente defendida pelo novo reitor, que vê no ensino à distância, a possibilidade de pessoas que não tiveram condições de frequentar a universidade, de concluir um curso superior.

Ele reconhece o preconceito sofrido pelo Ensino a Distância, mas destaca que no exterior ele é visto como um avanço do sistema educacional. "É claro que é uma sistemática que precisa ser adotada com seriedade, mas a UCDB tem uma tradição de ensino, por isso queremos também alavancar essa área", afirma.

Desafio - Para o padre José Marinoni, os resultados positivos e conquistas obtidos ao longo dos 22 anos de sua direção são fruto da união da equipe de funcionários e professores. "Eu apenas garanti que as metas estabelecidas fossem cumpridas, mas o trabalho é de todos", diz.

A partir de outubro ele assume, em Brasília, a coordenação das instituições universitárias salesianas do Brasil. Apesar de tirá-lo do contato diário com os estudantes, Marinoni diz que vai buscar manter essa aproximação. "São muitos anos junto deles. Vou sempre dar um jeito de não perder essa ligação", ressalta.

Aos 73 anos, o padre confessa que não esperava o convite, mas acredita que desafios são bem-vindos em qualquer época. "Se você tiver saúde, não tem porque recusar uma missão", enfatiza.

Após participar de todo o processo de modernização e implantação da universidade, Marinoni diz que deixa o cargo com sensação de dever cumprido, especialmente quanto ás ações no campo social, que rendeu a UCDB, 28 projetos de extensão, desenvolvidos em áreas como Saúde, Comunicação, Educação, Tecnologia e Meio Ambiente. Juntos, esses projetos realizaram, em 2014, 185.758 atendimentos.

Alguns tiveram reconhecimento nacional, como o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas e a Universidade da Melhor Idade. Já entre os cursos de pós-graduação Stricto Sensu, são sete programas em diversas áreas, como de Educação, Psicologia, Ciências Ambientais, Biotecnologia e Sustentabilidade Agropecuária, somando quase 300 pesquisadores.

Além do padre Ricardo Carlos, as mudanças também ocorrem na pró-reitoria de Administração, que terá como coordenador Herivelton Breitenbach, que ocupava a mesma função no Unisalesiano de Lins, em São Paulo e na pró-reitoria de Pastoral, que será assumida pelo diácono João Victor Ortiz, que ocupará o posto de Gillianno Mazzetto, que irá para a pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional. 

 

Padre Ricardo Carlos assume a reitoria da UCDB a partir de outubro. (Foto:Marcos Ermínio)
Padre José Marinoni deixa a universidade após 22 anos para coordenar as instituições salesianas do Brasil. (Foto:Marcos Hermínio)
Nos siga no