Capital

Com mais de 515 mil raios, temporal derrubou 51 postes em MS

Adriano Fernandes | 14/10/2021 20:25
Poste caído no interior do Estado. (Foto: Divulgação)
Poste caído no interior do Estado. (Foto: Divulgação)

Se na Capital o reflexo do temporal desta quinta-feira (14) é a falta de energia em dezenas de bairros, nas cidades do interior não tem sido diferente. Desde a meia-noite equipes da concessionária Energisa estão trabalhando em modo contingência para consertar os estragos do temporal que começou na região sul do estado.

As quedas de árvores e descargas atmosféricas foram as principais causas das falhas na interrupção da energia elétrica. Da 0h até às 17h, em Mato Grosso do Sul foram registradas aproximadamente 515.434 descargas atmosféricas. Desde a madrugada, a concessionária foi acionada para a troca de 51 postes. Na zona rural de Angélica, por exemplo, 13 postes de distribuição foram danificados. 

Eletricistas fazendo reparos na fiação de energia elétrica. (Foto: Divulgação)

O local é uma região de difícil acesso por ser uma área com atividade agrícola, e com atoleiros por conta da chuva. A concessionária está agindo com veículos grandes e pesados e ajuda de tratores para locomoção. 

Na Capital foram pelo menos oito postes danificados, seguida de Novo Horizonte do Sul com cinco, e ainda no ranking, Bonito, Nova Andradina e Dourados, com quatro postes atingidos, cada. Diante da demanda a Energisa aumentou em cinco vezes o número de equipes no atendimento em campo. Em Dourados onde o vendaval destruiu a base operacional da PRF no município, as equipes da concessionária atuaram no local desde às 05h30. A previsão era de que o serviço fosse normalizado às 18h30. 

Na região, houve a necessidade de mudança do traçado original da rede elétrica para que, posteriormente, a concessionária responsável pela BR-163, em Mato Grosso do Sul, possa executar com segurança os reparos na via e na estrutura da PRF. 

No interior, já foram restabelecidos os municípios de Aral Moreira, Novo Horizonte do Sul, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Japorã, Paranhos, Distrito de Ithaum, Sete Quedas e Itaquiraí e Tacuru. O Distrito de Boa Sorte, em Itaquiraí, ainda precisa ser normalizado.

Nos siga no