Capital

Com licença vencendo, Inmetro afere radares da Afonso Pena

Prazo de operação dos radares é de um ano; caso eles sejam reprovados, deverão ser desativados

Nyelder Rodrigues e Geisy Garnes | 20/09/2020 08:40
Trabalho visa renovar a licença de operação dos radares (Foto: Paulo Francis)
Trabalho visa renovar a licença de operação dos radares (Foto: Paulo Francis)

Equipes do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) aferem neste domingo (20) três radares de velocidade no cruzamento das avenidas Afonso Pena e Ernesto Geisel, na divisa do Centro de Campo Grande com o bairro Amambaí.

O objetivo do trabalho é checar se os registros feitos pelos equipamentos ocorrem da forma correta. O período da licença de cada aparelho é de um ano e, caso não sejam aprovados, eles não poderão funcionar.

"A licença está quase para vencer e por isso estamos fazendo esse trabalho agora. Cada aferição leva cerca de 40, 44 minutos para ser feita e a realizamos junto com os responsáveis pela manutenção desses equipamentos", comenta o fiscal do Inmetro presente no local para fazer a aferição, Márcio André Yamaura.

Caso alguma irregularidade seja encontrada, os aparelhos são lacrados, mas podem passar por manutenção corretiva e, assim que passarem por nova verificação do Inmetro e constatado que o problema foi corrigido, são liberados.

Cones alertam motoristas para redobrar cuidado ao passar no cruzamento (Foto: Paulo Francis)

Cones já foram deixados tanto na avenida Afonso Pena, importe via para o eixo leste-oeste da cidade, como na avenida Ernesto Geisel, que faz o eixo norte-sul. O cruzamento é um dos mais importantes e movimentados de Campo Grande. 

Para que o trabalho ocorra com segurança, é aguardado a chegada de equipes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para fazer a interdição ao menos parcial da pista no momento em que estiverem sendo verificados os radares. A previsão é que tudo seja realizado durante essa manhã de domingo.

Nos siga no