Capital

Com laboratório fechado, postos só estão fazendo exames de urgência

Marta Ferreira e Francisco Júnior | 04/05/2012 10:27
Uma fila se formou do lado de fora do posto de saúde do Coronel Antonino de pessoas que foram até o local para fazer a coleta de sangue. (Foto: Marta Ferreira)
Uma fila se formou do lado de fora do posto de saúde do Coronel Antonino de pessoas que foram até o local para fazer a coleta de sangue. (Foto: Marta Ferreira)

A aposentada Manuelina Ferreira Lopes, de 68 anos, se programou nos últimos dias para, hoje, acordar ainda mais cedo e ir para o posto de saúde fazer um exame de sangue. Antes das 6h, ela chegou ao ambulatório da unidade de saúde do bairro Coronel Antonino e não entendeu direito porque as pessoas estavam do lado de fora, formando fila. Logo, ela foi informada: o exame, marcado há 15 dias, não seria feito.

“Vou ter que voltar de novo?”, indagou ao funcionário que atendia as pessoas na fila, remarcando as datas. O dela ficou para 10 de maio. O servidor explicou: por causa do fechamento do Labcen (Laboratório Central de Campo Grande), só exames de urgência estão sendo feitos.

O laboratório está fechado desde o último sábado (28), quando funcionários passaram mal, após sentir um odor que suspeitou-se ser de algum tipo de gás. O laudo dos bombeiros identificou que, na verdade, o cheiro vinha do refluxo do esgoto. Por causa do problema, o laboratório foi fechado e a previsão é que volte a funcionar só na próxima segunda-feira.

Enquanto isso, os exames estão sendo encaminhados para o Hospital Universitário, mas apenas os casos de urgência. A reportagem do Campo Grande News esteve também no posto de saúde do Tiradentes e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida. A informação recebida é de que só casos de emergência seriam atendidos.

Casos como o de Manuelina, agendados, estão sendo remarcados e as pessoas estão indo até o local mas voltando para casa. A aposentada reclamou, principalmente, de ter que esperar na fila do lado de fora. “E porque eles não coletam e levam para o outro laboratório?”, questionou.

A assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que as pessoas com exames agendados foram informadas sobre a transferência da data por telefone e não houve prejuízo com o remanejamento. Manuelina disse não ter recebido qualquer comunicação. Na fila em que estava, havia pelo menos mais 30 pessoas, a maioria idosos.

A Sesau não soube informar a quantidade de exames desmarcados.

Nos siga no