Capital

Com hospitais lotados, 16 aguardam transferência de postos de saúde

Ricardo Campos Jr. | 19/09/2015 16:06

Campo Grande tem 16 pessoas em postos de saúde aguardando vagas em hospitais na tarde deste sábado (19), segundo informações passadas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A situação é vista com normalidade diante do déficit de leitos existente no município e a lotação registrada cotidianamente.

Segundo o coordenador do serviço, Luiz Antônio Moreira da Costa, nenhum dos pacientes em questão tem o estado de saúde considerado crítico. Por isso, eles não entram na decisão judicial que autoriza a prefeitura a pagar leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em unidades particulares se for preciso.

“Na medida em que vão abrindo vagas, esses pacientes são encaminhados segundo o tempo de espera e gravidade. Não são quadros que implicam em risco iminente de morte, mas precisam ser encaminhados, porque posto não é hospital”, explica.

Uma pessoa pode ficar até vinte e quatro horas internada em uma unidade de saúde. Acima disso há o descumprimento de outra sentença que proíbe a permanência de pacientes nas unidades em períodos superiores a um dia.

Segundo Costa, a média diária de fila no SUS na Capital é de 15 a 20 pessoas, por isso a situação é considerada dentro da normalidade.

Nos siga no Google Notícias