Capital

Com fila de 7,8 mil crianças, prefeitura inaugura 4 Ceinfs com mil vagas

Lidiane Kober e Aline dos Santos | 27/06/2014 14:39
Secretária disse que em julho abre Ceinfs nos bairros Oiti e Vida Nova (Foto: Marcelo Vitor)
Secretária disse que em julho abre Ceinfs nos bairros Oiti e Vida Nova (Foto: Marcelo Vitor)

Até o final do ano, a Prefeitura de Campo Grande promete entregar quatro novos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) e abrir mil vagas. Segundo a secretária municipal de Educação, Ângela Brito, atualmente 7,8 mil crianças aguardam na fila por uma cadeira no ensino fundamental.

“O déficit de vagas é muito dinâmico, a cidade atende mais de 3 mil crianças e, hoje, a fila de espera tem 7,8 mil”, informou a secretária, durante o evento de balanço das ações do prefeito Gilmar Olarte (PP) nos primeiros 100 anos de governo.

No final de março, segundo a própria secretária, o déficit era de 8.590 cadeiras. “Determinação nacional manda acolher 50% das crianças na educação infantil”, ponderou Ângela.

Segundo ela, em julho, a prefeitura entregará Ceinfs, nos bairros Oiti e Vida Nova. Em agosto, mais dois bairros serão contemplados. “Até o fim do ano, vão totalizar oito novos centros, com mil vagas”, destacou a secretária. “A nossa prioridade primeira, se pode se dizer isso, é a organização da educação infantil”, emendou.

Logo depois que assumiu o cargo, Ângela disse que, até o início de 2016, devem ser criadas mais 8 mil vagas em Ceinfs. “A lei diz que o número de vagas deve ser de acordo com a demanda. Graças a Deus, as crianças continuam nascendo e a demanda vai sempre continuar aumentando”, afirmou, na época.

No mesmo período, a secretária disse que, além de finalizar as obras de algumas unidades, entre os 21 Ceinfs contratados ainda na gestão de Nelsinho Trad (PMDB), nove centros devem ser construídos.

Sobre a entrega dos uniformes escolares, Ângela disse, hoje (27), que, a partir do início de agosto, os alunos vão começar a receber as roupas.

Nos siga no