Capital

Com “faça você mesmo”, mais 16 casas são entregues no Bom Retiro

Unidades foram construídas pelos moradores por meio de projeto de qualificação profissional

Jones Mário | 02/07/2019 18:31
Novas unidades do Loteamento Bom Retiro, localizado na região norte de Campo Grande (Foto: Jones Mário)
Novas unidades do Loteamento Bom Retiro, localizado na região norte de Campo Grande (Foto: Jones Mário)

Mais 16 casas do Loteamento Bom Retiro foram entregues hoje por prefeitura de Campo Grande e governo do Estado. Localizadas na Vila Nasser, região norte da Capital, as unidades foram construídas pelos agora moradores e fazem parte do projeto Ação Casa Pronta, encabeçado por Emha (Agência Municipal de Habitação) e Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande) por meio do Proinc (Programa de Inclusão Profissional).

Agora, 55 das 136 residências previstas pela iniciativa já estão prontas. A Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) investiu R$ 2,3 milhões para a compra dos materiais utilizados para a construção das últimas 16 casas entregues. A área do loteamento foi viabilizada pela prefeitura.

Os contemplados com as unidades vivam na favela Cidade de Deus, no Bairro Dom Antônio Barbosa, como o agora carpinteiro e pintor Ramão Paredes Rocha, 51 anos. Antes, ele trabalhava em fazendas do interior do Estado.

“A gente participou da construção de todas as casas. Eu pintei a minha e várias outras”, disse Rocha após receber as chaves. “O lado bom é que já saio qualificado em duas profissões, carpinteiro e pintor”, continuou.

Prefeito Marquinhos Trad participou da entrega das chaves aos novos moradores (Foto: Jones Mário)

Os beneficiados passaram por cursos de capacitação em diversas áreas da construção civil, como alvenaria, marcenaria, encanamento e elétrica. A Funsat coordenou a qualificação, enquanto engenheiros e arquitetos da prefeitura acompanharam as obras.

Durante a capacitação, os contemplados receberam bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo, além de cesta básica. De acordo com a Funsat, os cursos aos moradores começaram a ser ministrados em julho de 2017.

As casas têm 46,07 metros quadrados de área construída, dividida em sala, dois quartos, cozinha, banheiro e espaço externo.

Participaram do evento de entrega das chaves aos moradores das 16 unidades o prefeito Marquinhos Trad (PSD) e os diretores-presidentes da Emha, Enéas José de Carvalho Neto; da Agehab, Maria do Carmo Lopez; e da Funsat, Cleiton Franco.

Nos siga no