Capital

Com estoque baixo, Santa Casa apela para doação de leite materno

Atualmente, hospital precisa de mais de cinco litros de leite por dia para atender a demanda

Karine Alencar | 23/03/2022 17:46
Fachada da Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf) 
Fachada da Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf) 

Com estoque baixo, a Santa Casa de Campo Grande apela para que mães em período de amamentação contribuam com o BLH (Banco de Leite Humano), para a alimentação de recém-nascidos internados no hospital. 

Atualmente, o setor precisa de mais de cinco litros de leite materno por dia para atender a demanda, entretanto, a quantidade é inferior ao que se recebe, segundo a nutricionista responsável técnica do BLH, Gislene Nantes. “No momento, estamos com uma demanda muito grande de pacientes e chegamos a atender por dia, até 30 recém-nascidos com prescrição de leite humano”, afirma. 

As mães que quiserem doar precisam ser saudáveis, não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação, não fumar mais que 10 cigarros ao dia e não usar drogas e álcool. 

No momento da doação, é necessário apresentar exames pré e pós-natal compatíveis com a doação de leite. A Santa Casa destaca ainda, que qualquer quantidade pode ser doada, tendo em vista que a nutrição para os prematuros são iniciadas com 1ml de leite. Um litro de leite ofertado pode amamentar até 10 recém-nascidos por dia. 

 Quem não puder sair de casa também pode fazer a coleta em recipiente de vidro esterilizado, congelar por (até 15 dias) e solicitar a retirada pelo hospital. Para reduzir a circulação e aglomeração de pessoas, a doação pode ser agendada pelo telefone (67) 3322-4174.

Nos siga no