Capital

Com dor aguda, paciente usa plano de saúde do irmão e acaba preso

Quando a farsa foi descoberta, o paciente que já havia feito exame de tomografia foi transferido para o SUS e passou por cirurgia

Viviane Oliveira e Mirian Machado | 03/06/2019 12:03
Fachada do Prontomed da Santa Casa, em Campo Grande  (Foto: Marina Pacheco/Arquivo).
Fachada do Prontomed da Santa Casa, em Campo Grande (Foto: Marina Pacheco/Arquivo).

Paciente de 32 anos foi preso em flagrante por falsidade ideológica ao dar entrada no Prontomed (que faz atendimento particular e de convênios na Santa Casa) usando o plano de saúde do irmão. O caso aconteceu na tarde do último sábado (1º), em Campo Grande. Ele está internado sob custódia e ao receber alta deve responder ao processo em liberdade. 

Quando a farsa foi descoberta, o paciente que já havia feito exame de tomografia foi transferido para o SUS (Sistema Único de Saúde) e passou por cirurgia de apendicite aguda. Conforme a assessoria de imprensa da unidade de saúde, o paciente está consciente, orientado e se recupera na enfermaria do 2º andar. Ele está internado sob custódia policial.

O paciente deu entrada às 3h16 no Prontomed sentindo fortes dores abdominais. Segundo boletim de ocorrência, enquanto a médica plantonista acompanhava o homem num exame de tomografia, foi informada pela por outra funcionária que o homem não era o titular do cartão. Questionado, ele confessou que havia utilizado o convênio do irmão e assinado os documentos de entrada em nome dele. Ele justificou a situação dizendo que não tem plano de saúde e só fez isso porque estava sentindo muita dor.

Por volta das 11h, a Polícia Militar foi acionada pela direção da unidade e constatou o crime. Como não tinha condições de ser liberado, o autor permaneceu internado sob custódia policial. O fato foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro e será investigado no DP da área. Os documentos assinados pelo autor se passando por outra pessoa foram apreendidos. Ele contou que o irmão não tem nada a ver com a situação, pois pegou o convênio escondido.

Nos siga no