Capital

Com decretos ainda em vigor, veja o que abre e o que fecha neste fim de semana

Objetivo é reduzir ao máximo a circulação de pessoas para frear o contágio do novo coronavírus

Anahi Zurutuza | 25/07/2020 07:11
Lojas do Centro devem ficar de portas baixadas neste fim de semana (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Lojas do Centro devem ficar de portas baixadas neste fim de semana (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Decretos baixados neste mês com objetivo de reduzir ao máximo a circulação de pessoas em Campo Grande ainda valem para este fim de semana.

Alguns locais podem trabalhar de portas abertas, como os supermercados. Para outros estabelecimentos, há opção de funcionar de portas fechadas, como lojas de confecção, recorrendo ao sistema de delivery. Já restaurantes foram liberados para abrir, mas no sistema drive-thru.

Conforme informativo divulgado pela prefeitura da Capital na semana passada, farmácias estão autorizadas a funcionar de portas abertas durante 24 horas, mas respeitando a lotação máxima de 30% de sua capacidade.

No setor da alimentação, estão liberados hipermercados, supermercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, padarias e centros de abastecimento de alimentos, como Ceasa e Mercadão. Todos têm de respeitar o horário do toque de recolher, podendo abrir às 5h, mas com o compromisso de fechar às 20h.

O Mercadão Municipal, por exemplo, abre, mas só as barracas que comercializam alimentos e medicamentos fisioterápicos funcionam regularmente. Já as lanchonetes fecham as portas e retomam as atividades apenas na segunda-feira (27). O horário de funcionamento do local segue regular, das 6h30 às 18h no sábado, e entre 6h30 e 12h no domingo.

Para os estabelecimentos que oferecem refeições e lanches, a regra de limite de capacidade também vale. O atendimento poderá ser tanto presencial, no sistema drive-thru (respeitando o horário do toque de recolher) ou delivery. Não está permitida a consumação nestes locais.

Com apenas quatro barracas autorizadas a funcionar, as de venda de hortifruti, a Feira Central de Campo Grande decidiu fechar as portas durante o fim de semana. O atendimento no local retorna apenas na quarta-feira que vem.

No setor da construção civil, fica liberado realização de atividades em canteiros de obras e a abertura de lojas de materiais de construção. No caso das lojas, além de só ser permitido clientes até completar os 30% da capacidade do estabelecimento, a abertura fica permitida entre 5h e 20h, conforme alvará.   

Serviços – No setor de serviços, também há duas situações, os que podem abrir as portas e os que funcionam sem atendimento direto ao público.

Consideradas como atividades de reparos emergenciais, as oficinas e borracharias podem funcionar em ritmo de plantão, com portas fechadas e atendimentos apenas caso seja necessário fazer reparos. Também fica permitido que o prestador de serviço vá até o local onde o reparo será necessário. Os lava-jatos podem buscar, lavar e devolver os veículos dos clientes.

Pet shops e clínicas veterinárias podem abrir para atendimento presencial apenas em casos de necessidade de atendimento médico veterinário ou para o banho e tosa. Os animais devem ser buscados e devolvidos nos carros dos donos. Vendas de produtos apenas são permitidas por delivery ou também por drive thru.

Postos de combustíveis podem funcionar das 5h às 20h.

Transporte – Os ônibus do transporte coletivo da Capital podem trafegar até 21h30, conforme horário defino pelo Consórcio Guaicurus. Táxis e serviços por aplicativo estão liberados, devendo cumprir com regras de biossegurança.

Bancos e lotéricas - Com autorização para funcionamento apenas em dias de pagamento do auxílio emergencial por parte do Governo Federal, todos os estabelecimentos ficam fechados neste fim de semana, com exceção das agências da Caixa (veja no mapa, quais abrirão)



Nos siga no