Capital

Com chegada da Delta, prefeitura mantém restrição ao passe livre de idosos

Desde fevereiro, 30 mil idosos podem circular apenas das 9h às 16h, em qualquer dia da semana, na Capital

Caroline Maldonado | 08/09/2021 12:19
Idoso em ônibus da Capital. (Foto: Henrique Kawaminami)
Idoso em ônibus da Capital. (Foto: Henrique Kawaminami)

Os idosos tiveram o passe livre suspenso no início da pandemia e puderam voltar a usar os ônibus sem pagar somente em novembro do ano passado, com horários restritos. Desde fevereiro, 30 mil idosos podem circular apenas das 9h às 16h, em qualquer dia da semana, conforme decreto da prefeitura da Capital. 

Não há previsão de liberar outros horários, porque o risco de contágio da covid-19 ainda é grande para a terceira idade, em especial, com a ameaça da variante Delta, que já tem dois casos confirmados na Capital. 

A informação foi repassada pelo líder do prefeito na Câmara, vereador Roberto Avelar (PSD) e confirmada pela prefeitura, após questionamento de leitor do Campo Grande News

Conforme o vereador, o diretor presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno, disse que o assunto é tratado com responsabilidade entre a agência e as autoridades da Saúde. 

“A avaliação feita até o momento é que ainda há preocupação com o grupo de idosos em razão da variante Delta e a retomada gradativa ao ritmo comum da cidade. A prevenção evolui com a terceira dose e a redução do número de casos, mas a pandemia ainda não acabou”, comentou Avelar. 

Ao vereador, o titular da Agetran explicou que a circulação da variante Delta é um risco e o período das 16h às 19h, é o horário de pico. "O município tem mantido os cuidados e a proteção da população idosa até que a terceira dose avance ainda mais em nossa Capital”, disse o vereador. 

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da prefeitura confirmou que não tem previsão de alterar os horários do último decreto. 

Leitor do jornal, o professor Paulo Monteiro, de 70 anos, reclama da situação. “Dentro dos ônibus, todo mundo está reclamando, porque já voltou toda cidade normal e ainda não normalizou o passe livre dos idosos”, comenta.  

Direto das Ruas - A sugestão de pauta chegou ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. 

Nos siga no