Capital

Com “avalanche” de aposentadorias, prefeitura prevê concurso em 2020

Titular da Seges, Agenor Matiello disse que dez secretarias devem ter vagas abertas

Jones Mário e Fernanda Palheta | 24/10/2019 13:32
Matiello falou em "avalanche" de aposentadorias para justificar abertura de concurso (Foto: Divulgação/PMCG)
Matiello falou em "avalanche" de aposentadorias para justificar abertura de concurso (Foto: Divulgação/PMCG)

O titular da Seges (Secretaria Municipal de Gestão), Agenor Mattiello, anunciou que a prefeitura deve promover concurso público para cargos em cerca de dez secretarias em 2020. A medida, segundo ele, se deve a “avalanche” de aposentadorias em função da reforma da Previdência.

Durante sessão da Câmara dos Vereadores desta quinta-feira (24), Matiello revelou que o edital deve ser publicado até abril. O número de vagas ainda não foi definido.

“Precisamos repor a vacância que existe hoje na prefeitura. Tivemos uma avalanche de aposentadorias em função da reforma da Previdência; São publicadas sete, oito aposentadorias por dia”, disse o secretário.

Conforme Matiello, a prefeitura tem tentado suprir as aposentadorias por meio de contratações via seleções temporárias. Porém, as admissões por concurso público representariam redução de 35,75% na folha, decorrente do recolhimento previdenciário.

Em agosto, reportagem do Campo Grande News mostrou que, de janeiro a junho deste ano, 410 servidores municipais passaram a integrar o quadro de inativos da prefeitura.

O número já superava o total de aposentadorias concedidas em todo o ano passado, quando 400 pedidos foram feitos e aprovados pelo IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande).

Nos siga no