Capital

Com aval judicial, agentes vão entrar em 2,5 mil imóveis contra dengue

Gabriel Neris e Helton Verão | 21/01/2013 15:12
Agente de saúde faz vistoria em busca de focos da dengue em residência da Capital (Fotos: Luciano Muta)
Agente de saúde faz vistoria em busca de focos da dengue em residência da Capital (Fotos: Luciano Muta)
Alcides Bernal acompanha abertura de portão da residência autorizada pela justiça

Autorizados pela justiça a entrar em residências e terrenos trancados, os agentes de saúde da Prefeitura de Campo Grande iniciaram na tarde de hoje (21) o mutirão atrás de focos da dengue nestes locais. O primeiro local visitado foi uma casa na rua Manoel Marino, no Jardim São Bento. Ao todo, são 2,5 mil imóveis a serem visitados.

O prefeito Alcides Bernal (PP) acompanhou a visita ao primeiro imóvel. Com ele uma comitiva: o vereador Waldecy Batista Nunes (PP), o secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Ivandro Fonseca, o chefe do Controle de Vetores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Alcides Ferreira, e o vice-prefeito Gilmar Olarte (PP).

O secretário de saúde lembrou que já são 9,3 mil casos de dengue na Capital. Na edição de hoje do Diário Oficial foi publicado o decreto de emergência em razão da epidemia. Cem mil pessoas foram atendidas com suspeita de dengue e 12 mil passaram por hidratações. Conforme o secretário, 23 pessoas tiveram que ser encaminhadas para hospitais. “A acessibilidade atrapalha e a dengue tem proliferado desta por causa dos imóveis fechados”, comenta Fonseca.

A residência onde o prefeito iniciou o mutirão recebeu diversas notificações da Prefeitura. Na casa foi encontrada uma lona com água que apresentava que serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. O matagal no interior da residência também foi vistoriado pelos agentes. “Noventa por cento dos focos são encontrados dentro das residências, por isso pedimos ajuda da população”, disse o prefeito.

O prefeito comentou que esta semana irá para Brasília (DF) solicitar recursos para a saúde em Campo Grande.

Nos siga no