Capital

Com atraso de 1h, estudantes abrem desfile da Independência na Capital

O desfile deve ter uma duração de aproximadamente 2 horas, com participação de 4 mil integrantes

Por Mylena Fraiha e Fernanda Palheta | 07/09/2024 09:28
Com atraso de 1h, estudantes abrem desfile da Independência na Capital
Estudantes da organização Cidade dos Meninos abre desfile cívico-militar em Campo Grande; ao fundo, autoridades observam desfile na Rua 13 de Maio (Foto: Osmar Veiga)

Com arquibancadas lotadas, o desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil foi iniciado na manhã deste sábado (7), em Campo Grande, com a apresentação de organizações civis e escolas públicas. O evento deve ter uma duração de aproximadamente duas horas, com participação de quatro mil integrantes

O desfile começou por volta das 8h40, com a apresentação das autoridades. A solenidade de abertura contou com a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) foi responsável por hastear a bandeira brasileira, enquanto o General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, do CMO (Comando Militar do Oeste) hasteou a de Mato Grosso do Sul. A prefeita Adriane Lopes (PP) hasteou a bandeira de Campo Grande.

Com atraso de 1h, estudantes abrem desfile da Independência na Capital
Estudante Noemy Vitória Lara das Neves, da Escola Estadual Teotônio Vilela, acendeu a Chama Sagrada da Pátria (Foto: Osmar Veiga)

Após o hasteamento, estudante de uma escola municipal da Capital acendeu a Chama Sagrada da Pátria, seguida pela execução do Hino da Independência. 

No palanque, também estão a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, o presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), o deputado estadual Gerson Claro (PP), o deputado estadual Lídio Lopes (sem partido), deputado federal Luiz Ovando (PP) e  secretários de governo.

O desfile começou com atraso, por volta das 9h10, com a apresentação da Cidade dos Meninos. Na sequência, o Instituto Bethel Flores do Oriente e a Ordem Demolay desfilaram, seguidos pelas escolas públicas estaduais. A primeira escola a se apresentar foi a Escola Estadual Neyder Sueli, seguida pela Escola Estadual São Francisco e pela Escola Estadual 26 de Agosto. 

Em início de desfile, estudantes da rede estadual carregam as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande (Foto: Osmar Veiga).

Também irão desfilar as escolas cívico-militares Marçal de Souza e Professor Tito, além dos integrantes do Projeto Florestinha, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, do Projeto Bom de Bola, da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), e estudantes do Colégio Militar de Campo Grande.

Em seguida, começa o desfile a pé de membros das Forças Armadas (Exército e Força Aérea) e das forças de segurança pública (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal). O desfile se encerra com a passagem de veículos motorizados das forças de segurança pública.

A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas acompanhem o evento ao longo da Rua 13 de Maio (entre as ruas Antônio Maria Coelho e 15 de Novembro). Em virtude das altas temperaturas e do tempo seco, recomenda-se que o público se hidrate, use roupas leves e proteja-se do Sol com bonés e chapéus.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no
Veja Mais