Capital

Com asfalto novo, Aeroporto Santa Maria poderá expandir serviços

Leonardo Rocha | 22/12/2014 10:33
Secretário administrativo do aeroporto fala das vantagens da pavimentação (Foto: Marcos Ermínio)
Secretário administrativo do aeroporto fala das vantagens da pavimentação (Foto: Marcos Ermínio)
André entrega asfalto que teve o investimento de R$ 5, 5 milhões (Foto: Marcos Ermínio)

O governador André Puccinelli (PMDB) inaugurou, nesta manhã (22), o asfalto de quase seis quilômetros, que permite o acesso ao Aeroporto Santa Maria, que é mais um dos itens para criar as condições adequadas para o local expandir seus serviços e desta forma contribuir para "desafogar" o tráfego no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Com um investimento de R$ 5,5 milhões, houve a pavimentação de trecho que vai do entroncamento da BR-262 até o aeroporto, que fica na saída de Três Lagoas. Com esta melhoria, irá facilitar o acesso ao local, beneficiando os moradores da região e o deslocamento para área central da Capital.

Puccinelli ressaltou que esta obra faz parte do planejamento da viação regional, para que o aeroporto também seja homologado em Campo Grande pela Infraero. "Já conseguimos a homologação (aeroportos) em Bonito, Três Lagoas, Coxim, Nova Andradina, Aquidauana, Amambai e outros, temos que conseguir o segundo para Capital", reforçou.

André lembrou que resolvendo algumas tratativas, este aeroporto poderá aumentar seus serviços e uso, consequentemente com a parceria com a iniciativa privada. "Com este asfalto, só irá faltar a sessão contra incêndio, para pleitear esta homologação na Infraero, assim melhorando a qualidade do serviço para depois receber aeronaves de porte maior, até boeings, assim como companhia regionais que possam atender aqui", disse ele.

Obras - O secretário administrativo do Aeroporto Santa Maria, Joaquim Barbosa Souza, ressaltou que este asfalto complementa outras obras que já foram feitas no local e que tem o objetivo de aumentar a capacidade e melhorar a estrutura.

"Na primeira etapa concluída no final de 2012, a pista foi expandida de 1, 2 mil metros para 1, 6 mil metros, assim como o cercamento do aeroporto, para evitar que animais adentrem o local, ainda teve a pista de taxi lateral e o groove, que são ranhuras para que na chuva, não se acumule água na pista", citou ele.

Barbosa ponderou que ainda falta o balizamento para voos noturnos, pois hoje funciona do nascer até o por do sol. "Este é um aeroporto estadual, que começou a funcionar em 1986, antes sendo municipal, tendo hoje em média 50 pousos e decolagens por dia, usado pro pequenos empresários, com este acesso melhor vai crescer ainda mais".

Ele também ponderou que existe uma demanda muito grande na Capital e que após todas as condições necessárias o aeroporto vai contribuir para "desafogar" o Aeroporto Internacional. "O governo pode continuar na administração ou depois até licitar para iniciativa privada".

Empresário - Aderi Dal Lago, empresário que possui quatro hangares no local, ressaltou que esta obra era imprescindível para expansão e evolução do aeroporto. "Estou aqui desde 2005 comecei com dois (hangares) e agora tenho quatro, esta nova pista vai facilitar o acesso, pois antes a estrada era muito ruim, não tinha como o turista desembarcar", destacou.

Dal Lago ainda ponderou que além de trazer facilidade para toda região, a obra vai melhorar o setor de viação no Estado. "Nova alternativa, há muito tempo esperávamos estas melhorias, que serão essenciais".

Nos siga no