Capital

Com alerta à punição, projeto de combate ao bullying leva alunos à Câmara

Fabiano Arruda | 10/06/2011 16:29
Estudantes lotam plenário da Câmara nesta sexta. (Foto: Divulgação)
Estudantes lotam plenário da Câmara nesta sexta. (Foto: Divulgação)

Estudantes de escolas estaduais e do Colégio Militar estiveram nesta sexta-feira, na Câmara de Campo Grande, para prestigiar o Projeto “Entrevista na Escola”, que abordou o tema “Bullying – realidade ou exagero?”.

A primeira abordagem aos alunos foi um vídeo, no qual o promotor da Infância, Adolescência e Juventude, Sérgio Harfouche explica as medidas adotadas para aqueles que cometem bullying dentro das unidades escolares na Capital.

No começo deste mês, por determinação do promotor, um garoto foi punido com a tarefa de limpar o pátio e lavar a louça da merenda do colégio durante três meses.

Segundo Harfouche, o fato de aplicar uma medida para o aluno que pratica bullying, não provocará conflitos nas instituições. De acordo com o promotor, o "castigo" implantará um sistema que impeça o aluno de ir para uma delegacia e se tornar um menor infrator.

Já a psicóloga e mestra em saúde mental, Ludmila de Moura, defendeu atividades que possam ser implementadas no dia a dia dentro das escolas para discutir e prevenir práticas de bullying.

“Conforme vamos crescendo os nossos pais têm de ensinar a perceber e respeitar o direito do outro, isso começa dentro de casa e se estende para a escola”, disse Ludimila, segundo informações do site da Câmara de Campo Grande.

O presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Siufi (PMDB), disse que o assunto tem preocupado a comunidade escolar. “Entendemos que esta prática promove a discórdia, rancor, constrangimento e em alguns casos leva tragédias. As estatísticas mostram que mais da metade dos alunos sofrem ou sofreram bullying”, pontuou o parlamentar.

No dia 19 de maio, os vereadores lançaram cartilha para combater o bullying, material a ser distribuído nas escolas da rede municipal e estadual de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no