Capital

Com ajuda de agentes de saúde, escola realiza oficinas para combater dengue

Flávia Lima | 09/02/2016 16:21
Oficinas mostraram o desenvolvimento do Aedes aegypti. (Foto:Divulgação)
Oficinas mostraram o desenvolvimento do Aedes aegypti. (Foto:Divulgação)

Estudantes da escola estadual Dr. Arthur de Vasconcelos Dias, no Conjunto Estrela do Sul, em Campo Grande, receberam a visita de técnicos e agentes de saúde, que montaram um pequeno laboratório para mostrar como ocorre o desenvolvimento das larvas do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika virus e chikungunya. 

As oficinas também ensinaram a fabricação de armadilha para o vetor e de repelente natural, explicando o passo a passo para a produção e também os benefícios que essas ferramentas podem propiciar para a comunidade.

Os alunos, que integram o Projovem Urbano, também receberam orientações sobre como auxiliar a comunidade em que estão inseridos, sobre as formas de neste combate. A escola realizou o plantio de diversas mudas de citronela para ajudar a repelir os insetos.

Desde o início do mês, os alunos do Projovem vem desenvolvendo ações de combate ao mosquito. Um dos grupos faz parte da Escola Estadual José Ferreira Barbosa, na Vila Bordon e elaborou atividades, engajando a comunidade próxima à escola.

Foram produzidos panfletos e material informativo sobre as formas de evitar a proliferação de criadouros, que foram entregues nas residências do bairro.

Já na Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos, do bairro Parati, a equipe montada também contou com a participação de professores que desenvolvem com os alunos a disciplina Participação Cidadã.

O objetivo foi colocar em prática a teoria discutida em sala de aula e, com o apoio da Agetran, criaram o projeto “Minha escola, minha casa, meu bairro sem Aedes aegypti”, que consistiu na distribuição de panfletos informativos e orientação de moradores e motoristas que frequentam o bairro no entorno da escola.

 

Nos siga no