Capital

Com 96 mil alunos, Capital abre hoje pré-matrícula para ano letivo 2014

Aline dos Santos | 17/10/2013 12:20
Central de Matrículas já está em funcionamento. (Foto: Cleber Gellio)
Central de Matrículas já está em funcionamento. (Foto: Cleber Gellio)

Com 96.714 alunos distribuídos por 94 escolas e 96 Ceinfs (Centros de Educação Infantil), a Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande abriu nesta quinta-feira o período de pré-matrícula. O ano letivo começa no dia 5 de fevereiro de 2014. Nesta primeira etapa, que vai de hoje a 3 de novembro, devem ser solicitadas as vagas para quem já é aluno de escolas municipais.

O sistema está disponível na internet (www.capital.ms.gov.br); por meio do telefone 0800615 1515, que funciona das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira; nos colégios que participam do projeto Escola-Viva, abrindo as portas para a comunidade aos sábados; e na Central de Atendimento ao Cidadão, das 8h às 12h e das 13h às 16h. A central fica localizada na rua Cândido Mariano, 2655.

No período de 10 a 13 de dezembro, os pais ou responsáveis devem se dirigir às escolas para assinar o documento da matrícula. 

Para alunos novos, aqueles que querem mudar de escola ou quem precisar sair do colégio porque ele não oferece a série subsequente, serão abertos dois prazos de pré-matrículas. O primeiro vai de 11 de novembro a 13 de dezembro. A efetivação da matrícula deve ser feita de 7 a 10 de janeiro de 2014.

O segundo período para solicitar pré-matrícula será curto: de 6 de janeiro a 12 de janeiro. O prazo para efetivação vai de 20 de janeiro a 23 de janeiro. Os pais vão poder listar três opções de escolas.

De acordo com a chefe da Divisão de Matrículas, Adriana Lima Cedrão, a central foi ampliada e recebeu melhorias de estrutura e tecnológica. “São 50 pessoas trabalhando e vai ter um software de monitoramento das ligações do 0800, para evitar o congestionamento”, afirma. Segundo o secretário municipal de Educação, José Chadid, outra inovação é o sistema de senha eletrônica de atendimento.

Auditório ficou lotado por diretores e adjuntos. (Foto: Cleber Gellio)

Para alunos que contemplam seis anos até 31 de março, a matrícula será obrigatória no primeiro ano do ensino fundamental. Quem completa seis anos após essa data, pode ir para o Pré 2 ou para o primeiro ano.

As três escolas em tempo integral – Escola Agrícola Arnaldo de Figueiredo, Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista e Professora Iracema Maria Vicente-, as localizadas na zona rural e o colégio Osvaldo Cruz, onde funciona o Traje (Travessia Educacional de Jovens Estudantes), terão sistema diferenciado para matrículas. Para elas, serão publicados editais próprios.

Ceinfs – Os pais de alunos que já estudam nos Centros de Educação Infantil devem fazer a matrícula na própria unidade. O período vai de hoje a 3 de novembro. Cada Ceinf vai receber login e senha de seus alunos.

Para ingresso de novas crianças, o pai ou responsável tem dois caminhos para entrar no cadastro: por meio do 0800 615 1515 ou na Central de Matrículas, localizada na rua Onicieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida.

Para efetivação, a central vai entrar em contato com os cadastrados. Hoje, na sede da Semed, o sistema foi lançado em um auditório repleto de diretores e adjuntos.

Nos siga no